A rota Dark Sky Alqueva conquistou o segundo lugar nos prémios Ulysses para a Inovação atribuídos pela Organização Mundial de Turismo (OMT). Este é, pois, o reconhecimento da crescente importância do segmento que pretende promover locais turísticos baseados na visão de um imenso céu estrelado.
Esta foi a primeira reserva desta natureza que foi reconhecida pela Unesco a nível mundial. O prémio recebido inscreve-se na categoria de Inovação em Organizações Não-Governamentais tendo sido entregue à criadora deste projecto Apolónia Rodrigues numa cerimónia que decorreu em Madrid, no âmbito da Fitur.
Em comunicado, a organização da Dark Sky Alqueva destaca o “trabalho em equipa” e o “contributo de inúmeros peritos” dos municípios, “com destaque para Reguengos de Monsaraz” e dos “Membros da Rota Dark Sky” que têm “ajudado a Genuineland – Turismo de Aldeia a chegar mais longe com este programa”.
Este prémio vem não só contribuir para a promoção deste tipo de turismo e da região, mas poderá ser também uma catapulta para incentivar o apoio a novos projectos ou a projectos já em desenvolvimento como é o caso da criação de um observatório no território nacional.
A Rota Dark Sky Alqueva compreende os municípios de Portel, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Mourão, Moura e Barrancos e pretende promover as características únicas do céu nocturno nesta zona do Alentejo. Designado por Astroturismo, este tipo de produto turístico oferece mais do que a possibilidade de ver planetas e constelações, integra também empresas certificadas que oferecem serviços de alojamento, gastronomia e actividades de animação turística.
Recorde-se que esta já tinha sido a primeira reserva do mundo a obter a certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela Unesco e pela OMT tendo sido lançada, recentemente, a The Astroturism Society, organização que se dedica ao Astroturismo, foi criada na cidade de Évora, que alia unisse o Turismo e a Astronomia e que congrega o mundo empresarial e personalidades do meio académico.