A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou que a obra do Novo Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, em Lisboa, deverá estar concluída em Junho deste ano.
No final do seminário ‘Porto de Lisboa - desafios e afirmação’, que decorreu na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, e em declarações à agência Lusa, a ministra do Mar afirmou que espera que “a possamos inaugurar, como era previsto, este Verão ainda”.
Ana Paula Vitorino explicou também que “a indicação que tínhamos até essa altura, em que foi anunciado, é que a conclusão da obra seria até finais de Maio deste ano” mas “por causa das chuvas e de alterações imprevistas da meteorologia, houve algumas actividades que não puderam ser concretizadas nas datas esperadas”.
Ainda assim, como a governante salientou, “não tem sido por isso que tem ficado parado o tráfego de cruzeiros” na cidade, uma vez que se assistiu a um “crescimento absolutamente fabuloso” que correspondeu a “mais de 70%”.
Com o Novo Terminal de Cruzeiros o Governo estima que se realizem “345 escalas” e se receba “525 mil passageiros” em 2017, o que, a concretizar-se, segundo a ministra, traduzir-se-á num “ano de sucesso para a actividade de cruzeiros no Porto de Lisboa”. E num horizonte de 10 anos, as estimativas sobem para um crescimento na ordem dos “475%”.
A ministra enfatizou a ideia de que este novo terminal é “uma infra-estrutura moderna que impulsionará o crescimento do mercado de cruzeiros em Lisboa e no País e que vai aumentar fortemente a capacidade de movimentação de passageiros, de 500 mil para 800 mil por ano”. Tal significa, de acordo com Ana Paula Vitorino, “uma melhoria da qualidade de serviço”, uma “maior capacidade de dar conforto e de atrair novos passageiros com outro tipo de escalas” e uma forma de “dotar Lisboa de uma oferta de excelência ao nível internacional”.
Foto: Anabela Loureiro