Por ocasião do dia Internacional dos Museus, que se comemora no próximo 18 de Maio, a Baía do Tejo, vai proceder à apresentação da campanha #MusEu Contribuo, Objectos que contam histórias... Na descoberta da memória.
Trata-se de uma campanha que vai procurar junto das populações e instituições do Barreiro e da região envolvente recolher objectos, fotos, relatos, etc., que possam valorizar o espaço museológico gerido pela Baía do Tejo.
O principal objectivo deste projecto é revitalizar e dinamizar a relação das populações com o Museu Industrial Baía do Tejo, um dos mais importantes do nosso País nesta categoria.
Com esta campanha, o Museu Industrial pretende dar a conhecer, cada vez com mais propriedade e com o envolvimento da comunidade, a história ligada à indústria em Portugal e ao mundo CUF/Quimigal em particular.
Contando com Carlos Oliveira ‘Bóia’, ex-atleta olímpico, e Sousa Pereira, personalidade da comunicação social local, ambos antigos trabalhadores do complexo industrial como embaixadores, a campanha #MusEu Contribuo visa estabelecer parcerias com outras instituições locais, no sentido de permitir um contacto mais rápido e abrangente da iniciativa juto de antigos funcionários e de instituições que se relacionaram com este complexo industrial.
Procuram-se objectos e relatos que contem histórias e evoquem as memórias daqueles que outrora construíram, viveram e trabalharam neste complexo industrial, que foi um dos maiores da europa durante todo o século XX. Memória colectiva que o Museu Industrial Baía do Tejo pretende valorizar e fazer perdurar junto da comunidade e das gerações vindouras.
Enquanto herdeira deste património industrial e gestora de vários parques empresariais, a Baía do Tejo vem procedendo a uma contínua dinamização e valorização de diversos equipamentos com interesse patrimonial e museológico, onde se contam o Museu Industrial, o Bairro Operário, a Torre do Relógio e a Casa Museu Alfredo da Silva, como principais referências.
A apresentação pública da campanha #MusEu Contribuo, Objectos que contam histórias... Na descoberta da memória, está marcada para o próximo dia 18 de Maio, pelas 18h00 no Museu Industrial da Baía do Tejo.
Refira-se que a Baía do Tejo, empresa do universo Parpública, tem a seu cargo a gestão dos Parques Empresariais Baía do Tejo, localizados no Barreiro, Seixal e Estarreja, e assume a missão de promover e desenvolver a Estratégia Arco Ribeirinho Sul que, através de instrumentos de ordenamento e requalificação, tem como objectivo valorizar territórios dos concelhos do Barreiro, Seixal e Almada.