A secretária de Estado do Turismo, no Parlamento, levou na bagagem novos projectos turísticos. No âmbito da estratégia de captação de mercados, anunciou que vai abrir, este ano, uma ligação aérea teste entre Portugal e o Japão.

No plenário da Assembleia da República, a secretária de Estado do Turismo, salientou que é política do actual Executivo “mexe-se no que é preciso”, pelo que haverá “políticas públicas sempre que é preciso”.

O momento serviu para Ana Mendes Godinho recordar os crescimentos recorde na área do Turismo, como o registo de pelo menos um milhão de turistas em todos os meses, a existência de 138 novas operações aéreas, incluindo novos destinos e alargamento de ligações a todo o ano. Acrescentando a “duplicação da capacidade para os Estados Unidos”, o novo voo directo para a China, a iniciar-se em Julho, as ligações permanentes para a Escandinávia e Alemanha e o “voo directo para o Japão que vai acontecer este ano e que será uma operação teste para ver como resulta este novo destino”.

A presença da governante no Parlamento aconteceu no âmbito da discussão de três projectos que visam apostar no sector turístico em todo o País e nos segmentos do Turismo de Saúde e do Turismo de Ciência.

Na intervenção inicial do debate, o autor dos projectos, Carlos Pereira, lembrou que em 2016 o Turismo foi responsável por quase 7% do Produto Interno Bruto (PIB) e que, embora não estivesse a apresentar caminhos novos, estava a defender aprofundamento de apostas.

Foto: Anabela Loureiro