O estudo ‘Férias 2017’, promovido pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), revela que “85% dos portugueses prefere tirar férias no Verão (Julho, Agosto e Setembro)” e que “a praia constitui um elemento determinante na selecção do destino de férias para 62% da população”.
O documento divulgado demonstra também que 69% dos inquiridos tem a intenção de sair do local habitual de residência durante o período de férias. Ao nível de destinos, 72% prefere claramente ficar por Portugal, enquanto 20% opta pela Europa, 5% por África e 3% pela América do Sul.
No que diz respeito ao nosso País, as regiões de eleição são o Algarve (52%), o Alentejo Litoral (23%) e o Norte Litoral (17%), sendo que os restantes inquiridos dividem-se pelo interior: Norte, Alentejo e Centro.
O gasto médio previsto neste estudo é de 700 euros, sendo que 50% afirma que este é o mesmo valor que gastou em 2016 e que vai utilizar parcialmente o subsídio de férias.
O IPAM destaca ainda que existe “uma enorme variedade” na escolha de alojamentos, com destaque para os hotéis (31%) e para o aluguer temporário de casa (21%).
Refira-se ainda que cerca de dois terços dos inquiridos pelo IPAM fizeram pesquisa online sobre o destino, alojamento e transporte.
Foto: RTA / Hélio Ramos