Foi a primeira vez que Portugal foi eleito o ‘Melhor Destino Europeu’ na cerimónia de entrega dos World Travel Awards (WTA) que decorreu no dia 30 de Setembro, no Marble Hall do Museu de Etnografia em São Petersburgo, Rússia. O nosso país arrecadou um total de 37 prémios.
A cerimónia contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que afirmou que receber esta distinção “é uma honra e um grande orgulho”, que demonstra que “todo o País é um activo incrível e motivo de visita” e que é o resultado do "empenho de todos em tornar Portugal um destino turístico de excelência, com uma diversidade de oferta única e que se estende por todo o território”.
Ana Mendes Godinho acrescentou ainda que “ser o país a ganhar este prémio é um claro indício de que estamos no bom caminho, aquele que mostra a diversidade que temos para oferecer, de Norte a Sul, do litoral ao interior”. Estes reconhecimentos "trazem a responsabilidade acrescida de continuarmos, sempre, a qualificar os nossos destinos, a nossa oferta, os nossos recursos humanos e a inovar de forma a garantir que estamos à altura das exigências de uma procura cada vez mais sofisticada e exigente”.
Portugal concorreu ao lado de países como a Áustria, Reino Unido, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e Turquia.
Segundo a secretaria de Estado, Portugal recebeu “30% do total” de prémios, ou seja, um total de 37 ‘óscares', ou seja, mais 13 do que em 2016.
Com efeito, nesta cerimónia o Turismo de Portugal foi pela quarta vez consecutiva eleito o melhor organismo europeu oficial de turismo, tendo o presidente desta entidade, Luís Araújo, afirmado que tal é “enorme orgulho”, sobretudo para um “organismo que tem apenas dez anos”. Aliás, como salientou, “não é por acaso que o exemplo português é já considerado um case study”.
Distinguido foi também o Porto de Lisboa como ‘Melhor Porto de Cruzeiros da Europa’, pela qualidade de serviços e pelas infra-estruturas disponíveis para os turistas que visitam e fazem escala na cidade. Em comunicado, Paula Oliveira, directora executiva do Turismo de Lisboa, declarou que esta “distinção contribui para um melhor posicionamento do Porto de Lisboa a nível europeu e é o reconhecimento dos resultados da aposta na promoção de Lisboa enquanto destino de cruzeiros, o que muito nos orgulha e motiva para continuar a promover a excelência turística da capital portuguesa”.
A TAP foi eleita a ‘Companhia Aérea Europeia Líder para África’ e ‘Companhia Aérea Europeia Líder para a América do Sul’ e a sua revista de bordo, a UP, conquistou ainda o prémio de ‘Revista de Bordo Líder na Europa’.
O Algarve voltou a ser reeleito 'Melhor Destino de Praia da Europa' pela qualidade das suas águas e praias e pela beleza natural da sua costa, mas também pela excelência das suas unidades hoteleiras que arrecadaram 11 prémios no total, nas categorias europeia (7) e nacional (4). "Só poderia estar orgulhoso pela região e por todos os que têm contribuído ao longo dos anos para fazer do Algarve um destino turístico de excelência. A região já é reconhecida mundialmente pelas suas praias e os turistas estão agora a descobrir um novo Algarve que inclui vários outros atributos de excelência. É o caso da oferta hoteleira e do nosso património, da nossa gastronomia, as condições excepcionais para a prática desportiva, a nossa fauna e flora, entre muitas outras qualidades, que fazem da região um destino ideal para qualquer mês do ano", afirma Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve.
Na secção Europa, o Vila Joya conseguiu duas distinções, a de 'Melhor Boutique Resort' e a de 'Melhor Boutique Hotel'; o Hotel Quinta do Lago foi eleito o 'Melhor Resort de Praia'; o Monte Santo Resort foi consagrado o 'Resort Mais Romântico'; o EPIC SANA Algarve venceu na categoria de 'Melhor Lifestyle Resort' e o Conrad Algarve na de 'Melhor Resort Lifestyle de Luxo'; enquanto o Ria Park Hotel foi designado 'Melhor Hotel Meetings & Conference' da Europa.
“Celebrámos recentemente o 5º aniversário do Conrad Algarve e este é o melhor presente que podemos oferecer a toda a equipa”, afirmou Katharina Schlaipfer, directora-geral do Conrad Algarve. “A constante inovação e oferta de experiências exclusivas é e sempre será a imagem de marca do nosso resort”, acrescentou. Já Margarida Almeida, CEO da Amazing Evolution, refere que estas distinções “são o reflexo de intenso trabalho e da responsabilidade de uma equipa empenhada em levar aos clientes o melhor produto e o melhor serviço possível”.
Na classe Portugal, o Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa foi eleito o 'Melhor Resort'; o Pine Cliffs Resort foi consagrado o 'Melhor Resort Familiar'; o Ria Park Hotel foi nomeado 'Melhor Conference Hotel'; e, finalmente, Dunas Douradas Beach Club foi designado como 'Melhor Villa Resort' de Portugal.
Foto: Anabela Loureiro