Um relatório da OCDE aconselha os países a adaptarem as suas políticas de turismo às novas realidades. Esta conclusão deve-se ao aumento do número de viagens promovidas pelos mercados asiáticos, sobretudo chineses, e de turistas com mais de 55 anos.
Segundo o documento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), “os países e os operadores turísticos devem adaptar-se rapidamente a novas realidades do mercado para atrair visitantes estrangeiros, como as mudanças demográficas, dos padrões turísticos e os avanços das tecnologias digitais". Esta entidade defende que são necessárias novas políticas para conseguir um crescimento "forte e sustentável" do turismo.
Entre as mudanças traçadas está o crescimento dos turistas asiático, sobretudo os chineses que actualmente gastam oito vezes mais a viajar do que há 12 anos, e o envelhecimento dos turistas, já que atualmente 23% têm mais de 55 anos, o que tem implicações nos destinos escolhidos, no tipo de deslocações e na escolha do alojamento.
Uma das recomendações da OCDE passa pelos países simplificarem os procedimentos burocráticos relacionados com a emissão de vistos.