A Câmara Municipal de Cascais anunciou que a aposta no turismo de negócios e na promoção de congressos vai permitir obter uma receita anual na ordem dos 90 milhões de euros.
Este valor reflecte as informações recolhidas pela autarquia junto dos operadores turísticos e os quais revelaram ter “já 26 mil dormidas reservadas de participantes que vão estar nos 60 congressos nacionais e internacionais agendados para este ano" no concelho.
A mesma fonte divulgou que o turismo de negócios representa "meio milhão de dormidas por ano, nos 35 hotéis existentes no concelho, representando 45% da facturação gerada em termos de hotelaria e restauração". Face a este cenário, a edilidade irá, nos próximos anos, “reforçar a aposta no turismo de negócios, aliando as infra-estruturas que temos, à iniciativa pública e privada numa grande coligação de vontades".
Os dados oficiais do turismo de Cascais serão apresentados na 26ª edição da BTL - Feira Internacional de Turismo de Lisboa, que decorre entre 12 e 16 de Março, na FIL, em Lisboa. Para o próximo dia 14 de Março, a autarquia vai apresentar a "Primeira Sessão de Turismo de Saúde", que contará com a presença de representantes do ministério da Saúde e mais duas dezenas de responsáveis dos principais grupos de saúde e hotelaria do País e do estrangeiro. O objectivo desta iniciativa é, segundo a câmara de Cascais, "avançar com um programa de estratégia e afirmação do município como destino turístico de referência europeia no segmento de turismo de saúde e bem-estar, aproveitando as infra-estruturas e condições já existentes no concelho”.