A Aiscoma, associação de concessionários do Algarve, mostrou-se optimista em relação ao aumento de turistas no Algarve previsto para o Verão de 2014. No entanto, alerta que deverá existir uma quebra de 10% no consumo em restaurantes e no comércio.

Esta associação revela que, devido à crise, os hábitos de consumo dos turistas estão a mudar. Por exemplo, enquanto os portugueses se não têm dinheiro não vão a um restaurante, os estrangeiros, com menos pudor, deslocam-se a um restaurante e pede só uma sopa ou uma sandes e partilham sempre as bebidas. Por isso, o facto de estar previsto um aumento dos turistas na ordem dos 8% a 10% não traduz necessariamente mais lucros para as empresas da indústria do turismo.

Esta é uma realidade transversal à restauração, a nível nacional, quer seja na praia, na cidade ou no interior, mas que afecta também os concessionários de praia. No caso dos concessionários a situação agravou-se desde que, a partir de 2008, passou a ser obrigatório ter um nadador-salvador por cada 50 metros, nos casos em que a frente de praia tenha uma extensão igual ou superior a 100 metros e isso tem vindo a dificultar a rentabilização do aluguer de toldos, camas e chapéus-de-sol.

A Aiscoma tem no Algarve 230 associados, sendo a maioria da região de Albufeir. Recorde-se que este é o primeiro concelho algarvio a iniciar a época balnear e que se estende de Maio a Outubro, em vez dos habituais três meses.