O Turismo de Portugal apresentou hoje de manhã o projecto McNamara Surf Trip. Trata-se de uma iniciativa que vai contar com um investimento na ordem dos 200 mil euros para promover o surf e as praias portuguesas e aumentar a sua notoriedade.

Hoje, às 7h00, na Praia do Bico do Mexilhoeiro, o conhecido surfista norte-americano surfou a Gasoline, a onda do rio Tejo gerada pelos catamarans. Este foi o mote para divulgar o projecto McNamara Surf Trip que será oficialmente lançado em simultâneo com o WCT PRO Portugal, em Peniche, entre os dias 8 e 19 de Outubro de 2014. Esta iniciativa consiste em que Garrett McNamara visite 14 regiões de Portugal nas quais produza pequenos vídeos que vão ser difundidos na Internet e nas redes sociais e que “divulguem internacionalmente as suas escolhas pessoais do que melhor o País tem para oferecer.”

Esta apresentação contou com a presença do presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, que explicou que “o surf é um ângulo diferente de mostrar a oferta turística, que é justamente o que se pretende fazer com a McNamara Surf Trip. Este projecto não se destina apenas a promover o surf, destina-se a promover a oferta turística através do olhar de um surfista com uma forte ligação a Portugal e detentor de notoriedade – Garrett McNamara”. Acrescentando que, “embora ancorada num produto, no surf, o que estamos a promover é Portugal enquanto Destino.”

A parceria com o McNamara envolve ainda a presença em eventos do Turismo de Portugal, à semelhança do que aconteceu na FITUR, na Feira de Turismo em Madrid, Espanha, e a participação em experiências com vencedores de passatempos.

Recorde-se que a onda de 30 metros surfada por McNamara, em Janeiro de 2013, na praia do Norte, na Nazaré, entrou para a história como a maior onda de sempre alguma vez surfada e chegou a fazer capa no jornal britânico The Times, afirmando Portugal como o destino número um na Europa e um dos principais do mundo para quem procura a praia para lazer ou para desportos náuticos.