A nova máquina de lavar roupa ÖKOMix ficou na terceira posição nos Green Product Award. Esta é uma iniciativa que pretendeu reconhecer os produtos mais sustentáveis e inovadores de 2013/14.
O Green Product Award - que premeia o design, a inovação e a sustentabilidade de produtos e serviços -, galardoou a máquina de lavar roupa ÖKOMix da AEG com o terceiro prémio, destacando a sua inovadora tecnologia inteligente A+++ - 50%. Este equipamento garante um consumo de metade da energia quando comparada com outras máquinas A+++, posicionando este modelo como líder de mercado no que diz respeito à eficiência energética.
A ÖKOMix é a primeira máquina de lavar roupa do mercado com classificação energética A+++ -50%, possuindo uma tecnologia inovadora patenteada que mistura a água e o detergente antes que estes entrem em contacto com a roupa. Por outro lado, a técnica de pulverização directa garante que a água e o detergente, que foram misturados previamente, são distribuídos uniformemente, evitando assim que se produzam marcas de detergente na roupa. O detergente penetra mais no tecido, com maior rapidez e os ciclos são mais curtos, o que se reflecte numa poupança de electricidade e de água. A função Optisense ajusta automaticamente o tempo de lavagem em função da carga, para que a sua roupa não seja lavada excessivamente, enquanto o sensor de peso indica a quantidade de detergente necessária.
A certificação Woolmark Platinium corrobora que a ÖKOMix oferece o melhor cuidado para a sua roupa. A tecnologia da ÖKOMix permite lavar a uma temperatura muito inferior, permitindo lavar com segurança as roupas mais delicadas, inclusivamente as lãs e as peças que, segundo a etiqueta, só podem ser lavadas à mão. A ÖKOMix permite também lavar peças delicadas como caxemira ou seda.
O director de Meio Ambiente da AEG, Gianluca Brotto, explicou que “na AEG somos muito conscientes da nossa responsabilidade na sustentabilidade e por isso estamos muito orgulhosos deste reconhecimento”. Lembrando que “nos lares da actualidade a máquina de lavar roupa é um dos eletrodomésticos que consome mais energia. Se compararmos esta máquina com uma com cinco anos de antiguidade, verificamos que a ÖKOMix pode ajudar a poupar mais de 60% de consumo de energia”. Acrescentandoq eu “80% do impacto negativo no meio ambiente produzido pelo cuidado com a roupa é resultante da utilização de electrodomésticos. Com os nossos produtos, os consumidores têm a oportunidade de reduzir o seu impacte no meio ambiente".
Refira-se que foram apresentadas mais de 200 candidaturas de 14 países nas nove categorias do Green Product Award, sendo a AEG a única empresa de eletrodomésticos para o lar nomeada. O júri, composto por especialistas na área da sustentabilidade, destacou que “a ÖKOMix da AEG é a máquina de lavar roupa mais económica ao nível energético no mercado. É uma honra que uma empresa tão grande como a AEG pense nas coisas mais importantes. O facto de oferecer um consumo de -50% quando comparada com qualquer outra da classe A+++ é um factor muito importante. Ficamos à espera de mais ideias sustentáveis da AEG para o lar”.