A mobilização para o Acordo de Paris acontece um pouco por todo o Mundo, incluindo em Portugal. No nosso País as acções vão passar por Lisboa, Porto e Coimbra.

No fim-de-semana que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), em Paris, centenas de milhares de pessoas em todo o mundo irão para a rua em mais de 2.000 eventos em 150 países, para aquecer os governantes e exigir que cheguem a um compromisso para um novo acordo global em Dezembro. Também em Portugal vários cidadãos, movimentos e associações se associarão a estas iniciativas, estando a Quercus presente em três delas, em Lisboa, no Porto, e em Coimbra.

De acordo com a Quercus, uma das associações envolvidas neste movimento, em todo o mundo os cidadãos irão exigir aos governos que consigam encontrar um acordo que ajude a acabar com a exploração dos combustíveis fósseis, que financie uma transição justa para 100% de energia renovável para todos e que proteja as comunidades mais vulneráveis dos piores impactes das alterações climáticas.

Para o efeito vão ser vários os eventos programados e que vão desde concertos, passeios de bicicleta, debates, projecção de filmes até às marchas em cidades que são símbolos como São Paulo, Madrid, Manila, Londres, Lisboa, Porto, entre outras.

Recorde-se que depois dos terríveis ataques terroristas de Paris, as mobilizações foram canceladas na cidade anfitriã da COP21. Mas, como defende a Quercus, as diferentes vozes, de diferentes espaços de intervenção pública, irão juntar-se para mostrar que a luta climática afecta muito do essencial das nossas vidas, desde a equidade, à pobreza, desde a alimentação à energia, à água, ao trabalho, segurança e direitos humanos.

Para a Quercus, com estas manifestações irá ser difícil aos líderes políticos, ministros e negociadores reunidos em Paris resistir a este momento de mudança. Acreditando que os nossos responsáveis políticos irão sentir a pressão para agir, se não quiserem acabar do lado errado da história.

Centenas de milhares de pessoas irão para a rua exigir aos líderes que entrem no barco na transição para um Mundo mais seguro, mais estável alimentado a energia renovável - porque faz sentido para todos, para os ecossistemas, para as economias e para as sociedades.

Uma coligação forte e diversificada de grupos que apoiam a ação climática irá estar em Paris durante esta Cimeira do Clima para manter a pressão nos governos e para conseguir alcançar o acordo ambicioso.

Em Portugal estão previstas várias iniciativas em diversas cidades. A Quercus associou-se a este movimento internacional, estando presente nas iniciativas de Lisboa, Porto e Coimbra, com o objectivo de apelar à participação dos seus membros, voluntários e de todos os cidadãos nacionais.

No dia 29/11, às 15.00h, em Lisboa, de corre a Marcha Mundial do Clima. O ponto de partida irá ser no Martim Moniz (às 15h) com destino à Alameda (junto da Fonte), passando pela Avenida Almirante Reis. O objectivo irá passar por fazer uma grande concentração de pessoas no jardim da Alameda e, se possível, fazer com que os que estão ao redor também participem. Pede-se aos participantes para irem de verde.

Também nesse dia, mas na cidade do Porto, às 15.00h, decorre a inicitiva ‘Porto Pelo Ambiente’. A concentração será no Largo do Terreiro. O objectivo é caminhar pelas ruas da cidade segurando numa corda única e formando um enorme cordão humano pelas ruas da cidade. A partida é  no Largo do Terreiro em direção ao adro da Câmara Municipal do Porto. O trajecto é curto para possibilitar a adesão de pais com crianças e idosos. Pede-se aos participantes que tragam uma corda para se amarrar umas às outras e assim ter um enorme cordão humano.

 Já em Coimbra, no mesmo dia e à mesma hora, a acção tem o lema: ‘ Sustenta'Terra, Sustenta' Vida’. Os participantes juntar-se-ão na Praça da República de onde partirá uma marcha pelo clima até ao Largo da Portagem com a durabilidade de aproximadamente 30 minutos. No Jardim da Sereia existirá um espaço com uma tela gigante onde todos poderão deixar o seu contributo. Os participantes deverão trazer vestido uma camisola branca e corações verdes ou azuis, feitos em cartolina.

Refira-se que na página de internet do Global Climate March (http://globalclimatemarch.org/en/) é possível encontrar todas as acções previstas para Portugal e no resto do mundo.