A Sotecnisol vai implementar um projecto de eficiência energética e auto-consumo que permite à Santa Casa da Misericórdia uma poupança energética superior a 30%, no Hospital da Misericórdia e no Lar Nossa Senhora da Graça, na cidade de Tomar.

A empresa concebeu um projecto que dotará a Santa Casa da Misericórdia de Tomar de um sistema de produção energética para consumo próprio e procederá à substituição das lâmpadas existentes por lâmpadas LED’s.

A solução fotovoltaica irá produzir energia eléctrica a consumir no próprio edifício, reduzindo significativamente o valar da factura energética anual. Com base nos consumos energéticos apresentados, foram desenhados sistemas fotovoltaicos que maximizam a produção nos períodos de maior custo da energia eléctrica. Esta solução permite que a instituição se torne mais independente e sustentável a nível energético. Este projecto será implementado no Hospital da Misericórdia e no Lar Nossa Senhora da Graça, onde serão instalados 80 módulos (20kW) e 144 módulos (36 kW) fotovoltaicos, respectivamente, fabricados na Europa Central, permitindo uma redução na factura de electricidade superior a 30%.

Ao nível da iluminação foram substituídas um total de 270 lâmpadas fluorescentes por luminárias LED, perspectivando-se uma redução de consumo eléctrico desta valência superior a 50%.

A Sotecnisol dá assim mais um importante passo na transformação da energia dos seus clientes numa vantagem competitiva para os mesmos, ao apresentar soluções completas de aproveitamento e utilização da mesma.

Para Gonçalo Pita Soares, administrador da Sotecnisol, “a eficiência energética é cada vez mais uma prioridade global, e dotar os nossos clientes deste tipo de soluções em infra-estruturas com elevadas necessidades de consumo energético é um objectivo da Sotecnisol quando disponibiliza de forma competitiva o melhor que existe no mercado”.