A Câmara Municipal de Castro Verde anunciou que o concelho vai ser candidato a Reserva da Biosfera da UNESCO, no âmbito do Programa MAB. O motivo é forte: Este é um "ecossistema humanizado de alto valor natural".
O município de Castro Verde revelou que, neste momento, encontra-se a concluir o dossier de elaboração de candidatura iniciado em 2013.
De acordo com a autarquia, “esta classificação tem por base o facto de Castro Verde ser um ‘Ecossistema Humanizado de Alto Valor Natural’, fruto de um trabalho contínuo de há várias décadas a esta data, com resultados ao nível da preservação da biodiversidade e dos valores naturais, culturais e paisagísticos que conferem ao concelho uma diversidade única e específica, que tem visado encontrar formas de valorizar, incrementar e divulgar o território, contribuindo para o desenvolvimento local”, pode ler-se no seu site.
Esta candidatura insere-se no programa ‘O Homem e a Biosfera’ que tem como objectivo classificar áreas territoriais de protecção dos recursos naturais e criar modelos de gestão que una autoridades públicas e populações locais através do diálogo, da troca de conhecimento, da melhoria do bem-estar, do respeito pelos valores culturais em torno do desenvolvimento económico e humano sustentável. A mesma é lançada no seio de uma parceria entre a Câmara Municipal de Castro Verde, a Associação de Agricultores do Campo Branco e a Liga para a Protecção da Natureza.
Foto: cm-castroverde.pt