A Câmara Municipal de Évora anunciou que vai proceder à reflorestação de uma parte do Alto de São Bento que ficou destruído no incêndio florestal de há mais de uma semana. Ao todo as chamas consumiram 120 hectares de mato e pasto daquele que é considerado o ‘pulmão da cidade’.
Em declarações à agência Lusa, o vereador do Ambiente e Proteção Civil, João Rodrigues, adiantou que o município vai avançar com a recuperação da zona em questão e a intervenção vai passar pela reflorestação, limpeza e manutenção de estradas de acesso. De acordo com o vereador, esta iniciativa vai ainda passar pela sensibilização “dos proprietários” para que “façam a sua quota-parte” neste processo.
João Rodrigues explicou que serviços municipais já iniciaram “o corte de ervas nas bermas das estradas” nos “locais mais prioritários” e estão a analisar quer “a quantidade de arvoredo que ardeu e a sua variedade”, quer “a melhor altura do ano para plantar as árvores, que, em princípio, serão sobreiros, azinheiras e oliveiras”.
Recorde-se que o incêndio que deflagrou no dia 18 de Julho, no Alto de São Bento, na periferia de Évora, consumiu um total de 120 hectares de mato e pasto, tendo mobilizado um total de 169 operacionais, 52 viaturas das várias corporações de bombeiros da região, um helicóptero e de dois aviões bombardeiros. As causas do incêndio estão ainda a ser investigadas.