A Schneider Electric juntamente com Panasonic Corporation acabam de lançar uma solução de gestão de equipamentos e edifícios de climatização HVAC integrada, que eleva o controlo da eficiência de energia HVAC para edifícios comerciais.

Ambas as empresas desenvolveram uma nova solução wireless que permite a comunicação direta entre o sistema de gestão técnica de edifícios da Schneider Electric e os controladores de ambiente com o sistema de climatização VRF da Panasonic através da comunicação wireless standard ZigBee. Esta integração permite aos proprietários e aos gestores de edifícios o acesso aos seus sistemas de gestão técnica (BMS), incluindo equipamentos de climatização, iluminação, segurança, e distribuição de energia eléctrica, em qualquer momento e em qualquer lugar, através de uma única interface que disponibiliza dados para reduzir o consumo de energia.

“A criação de uma interoperabilidade entre os sistemas principais consumidores de energia, como é o caso de equipamentos AVAC, com sistemas de gestão e controlo, permite que os gestores de instalações simplifiquem as suas operações, optimizem a eficiência dos seus edifícios e, consequentemente, reduzam os custos de energia”, refere Laurent Bataille, Vice-Presidente Executivo da EcoBuilding Division, da Schneider Electric.

“Em parceria com a Panasonic, somos capazes de fornecer uma gestão completa de edifícios a partir de um dispositivo para a could, independentemente do tipo de construção, tamanho ou idade. Esta espinha dorsal digital proporciona maior visibilidade do edifício e é um componente fundamental para permitir a construção de edifícios para o futuro. A Schneider Electric explora o poder e a promessa do Internet of Things para remodelar cidades, transformar as indústrias e enriquecer a vida através da conexão de produtos, controlo de aplicações, de análises e de serviços”, salientou Laurent Bataille.

A solução da Schneider Electric e da Panasonic pode ser instalada sem fios – o que preserva a infra-estrutura existente, sendo também ideal para a conversão de edifícios mais velhos - ou para conexão directa. A solução tira proveito da tecnologia plug-and-play que simplifica configurações de sistema para sistemas extensos VRF, sendo esta uma característica que torna mais fácil a instalação e permite que os integradores de sistemas economizem tempo e custos de instalação. Além disso, facilita o acesso aos relatórios de energia às equipas de unidades, assim como às equipas especialistas de suporte técnico da Schneider Electric e da Panasonic, de modo a que os altos níveis de desempenho dos sistemas sejam sempre garantidos.

“Temos investido muito nos nossos produtos comerciais e residenciais assim como nos serviços de apoio para atender plenamente as necessidades dos nossos clientes. Estamos muito entusiasmados com os benefícios adicionais que esta nova solução, em parceria com a Schneider Electric, irá conferir à gestão de energia dos edifícios”, disse Toshiyuki Takagi, director Executivo da Panasonic Corporation e Presidente da Panasonic Air-Conditioner. “Ao combinar o poder de gestão de edifícios com a tecnologia de ponta VRF, somos capazes de ajudar os nossos clientes a reduzir ainda mais as suas despesas operacionais e de capital e alcançar novos níveis de sustentabilidade”.

A solução de gestão de edifícios SmartStruxure da Schneider Electric maximiza a eficiência de construção e reduz os custos operacionais em todo o ciclo de vida de uma instalação, integrando um sistema personalizado de hardware, software, engenharia, instalação e serviços, de forma a garantir a eficiência e a gestão eficaz das instalações em termos energéticos. Os silos de informação tradicionais são divididos e são fornecidos em tempo real para que os gestores de instalações possam tomar decisões mais inteligentes para optimizar a gestão de energia. Além disso, os SE8000 Series room controllers da Schneider Electric, como parte da solução SmartStruxure, combina um sensor de termostato/temperatura e um controlador de ambiente programável, numa única unidade para optimizar o uso de energia dos sistemas de AVAC e ajudar a reduzir os custos operacionais.

Os sistemas VRF, estão a tornar-se cada vez mais populares em edifícios comerciais devido à sua capacidade de operar em velocidades variáveis através de uma tecnologia de inversão, em vez da tradicional operação on/off que impulsiona uma economia significativa de energia. O sistema VRF (ECOi / FSV) da Panasonic foi projectado para aumentar drasticamente a eficiência energética, oferecendo a mais alta classificação ESEER em todas as capacidades ao ar livre, bem como a mais alta eficiência em operações de carga parcial que correspondem com precisão ao ambiente onde este se encontra a operar. O sistema é altamente fiável, com uma forte potência de arrefecimento e de aquecimento, mesmo em temperaturas ambientes extremas que variem entre -25°C e 52°C.