A associação ambientalista Quercus anunciou que vai promover um estudo de caracterização ecológica do Sítio de Interesse Comunitário (SIC) do rio Vouga. O objectivo é actualizar a informação sobre a biodiversidade deste local.
De acordo com a informação avançada, este será um trabalho desenvolvido em conjunto com a Câmara de Sever do Vouga e a empresa Águas da Região de Aveiro e onde participará também o Instituto do Ambiente e Desenvolvimento (IDAD) da Universidade de Aveiro.
Como a Quercus explica em comunicado: “Com este estudo pretende-se estabelecer um ponto de situação em relação ao conhecimento actual existente sobre a biodiversidade deste sítio e identificar lacunas de informação potencialmente existentes, propondo e priorizando o trabalho de campo que será necessário desenvolver futuramente”.
Identificar os principais fatores de ameaça e propor a implementação de medidas de gestão dos valores naturais presentes neste território são outros dos objetivos deste estudo.
A associação ambiental refere ainda que “no rio Vouga e afluentes acorrem ainda espécies da fauna com elevado valor conservacionista, entre as quais se destacam a lontra, a salamandra-lusitânica e o lagarto-de-água”, além de nas margens do rio ser possível também encontrar uma galeria ripícola com interesse conservacionista e troços de habitat classificados pela Directiva Habitats.
Foto: Freguesia de Ribafeita