A dois dias da estreia do Open House Lisboa em pleno Verão, tempo para relembrar as muitas novidades que a grande festa da arquitectura traz este ano. Nos próximos dias 2 e 3 de Julho, será possível redescobrir Lisboa através dos 73 locais criteriosamente seleccionados, mais de metade em estreia absoluta.

Tendo apenas sete espaços com marcação - neste momento, todas preenchidas - resta pegar no mapa e no guia do evento, traçar roteiro e descobrir a arquitectura de excelência de Lisboa.

Agora com horários amplamente alargados, das 9h30 às 22h30, pela primeira vez, será possível seguir uma timeline diária no site oficial para facilitar a escolha do percurso de cada um.

Se ainda assim, a tarefa não se revelar a mais natural, pode seguir ao sabor dos quatro roteiros temáticos pré-definidos, um dos quais sob o tema ‘Descobrir os Bastidores’ que sugere percorrer os caminhos secretos das grandes salas de espectáculo incluídas no roteiro.

No que é a edição mais familiar de sempre, estreia-se o programa complementar para os mais pequenos e muitas serão as opções de visitas e experiências à disposição.

Do Open House Júnior fazem parte diferentes actividades lúdico-pedagógicas com destaque para a Visita-Oficina ‘Projectar, Construir, Habitar’ na Garagem Sul do CCB; a Visita-Atelier ‘Da Pedra ao Papel’ que acontece no Convento das Bernardas ou o Workshop ‘Como Vêem as Gaivotas a Cidade de Lisboa?’ promovido no Palácio Alverca, pela Archikidz.

Para todas as idades, ainda os destaque do Programa Plus que, por exemplo, dá a oportunidade de fazer um workshop de fotografia, promovido pela Criar Lisboa em parceria com a EGEAC, no Miradouro das Necessidades.

Para os que querem sentir um gostinho do evento mesmo antes dele começar, vários podcasts de antevisão com visitas comentadas estão a ser disponibilizados nos sites do Open House Lisboa e da Stress.FM, plataforma media que desenvolve trabalho à volta das interacções entre som e cultura, entre arte e política, tecnologia e sociedade.