Mayumi Nishimura é considerada uma das grandes embaixadoras da cozinha macrobiótica no mundo. A convite do Instituto Macrobiótico de Portugal, Mayumi vem até Portugal para preparar um jantar macrobiótico para 80 pessoas na Cantina da Estrela, dia 12 de Novembro e dia 14 um workshop, para 50 pessoas, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
Em 1982, Mayumi Nishimura deixou o Japão para estudar com Michio e Aveline Kushi, reconhecidos mentores internacionais do movimento macrobiótico, nos Estados Unidos da América. Influenciada pela cozinha japonesa, as adaptações da sua gastronomia aos princípios macrobióticos rapidamente a tornaram chef e formadora no Instituto Kushi, em Massachussetts, durante 15 anos. Durante este período, Mayumi cozinhou e ajudou muitos dos pacientes com cancro que procuraram Michio Kushi para recuperar.
Em 2001, Mayumi tornou-se chef pessoal de Madonna, viveu e viajou com ela para Londres, Los Angeles, Nova Iorque, Tóquio, entre muitos outros locais, durante 10 anos. Essa experiência permitiu-lhe cozinhar refeições macrobióticas para celebridades como Sting, Brad Pitt, Gwyneth Paltrow, Stella McCartney e Guy Ritchie.
Para promover e divulgar a cozinha macrobiótica no mundo, Mayumi desenvolveu uma forma mais acessível de gastronomia macrobiótica, a “petit macro”, através de vários ensaios e livros publicados, como o Mayumi’s Kitchen, um livro de receitas auto-biográfico. Na altura em que lançou o livro, Madonna escreveu uma carta a Mayumi a agradecer-lhe pela década que passaram juntas.
Em 2009 e 2010, Mayumi esteve no Instituto Finley, o centro de vacinação em Cuba, para ensinar os princípios da cozinha macrobiótica. Actualmente, Mayumi trabalha como health coach, chef privada e continua a sua saga pela disseminação da cozinha macrobiótica no mundo.
Em Novembro, a chef vem a Portugal, a convite do Instituto Macrobiótico de Portugal para dar um jantar para 80 pessoas na Cantina da Estrela, dia 12 de Novembro. Já dia 14 de Novembro, no anfiteatro Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, Mayumi lidera um workshop para 50 pessoas.