O 17º Congresso APCMC vai debater o futuro da construção, a inovação e sustentabilidade e os desafios dos mercados dos materiais de construção. A apresentação de um filme promocional vai ser um dos pontos altos da sessão de abertura da conferência.
Miguel Castro Neto, secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, é o responsável governamental que presidirá à sessão de abertura da Conferência Internacional Reabilitação e Construção Sustentável, um desafio global, organizada pela Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção (APCMC), que se realiza na próxima sexta-feira, dia 30 de Maio, no Hotel Sheraton, no Porto.
Na sessão de abertura destaca-se também a presença de Afonso Caldeira, presidente da direcção da APCMC, João Vieira Lopes, presidente da direcção da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), e Luís Carvalho Lima, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP). A sessão de encerramento conta com as presenças de Correia Fernandes, vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto e Reis Campos, presidente da direcção da Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI).
A apresentação do filme promocional dos materiais de construção, das empresas e da arquitectura e das engenharias portuguesas vai ser um dos pontos altos da sessão de abertura da conferência. O evento, que decorrerá em simultâneo com o 17º Congresso APCMC, será constituído por três painéis principais, nas quais serão abordados temas como o futuro da construção, a inovação e sustentabilidade e os desafios dos mercados dos materiais de construção.
A conferência incluirá a abordagem e a discussão de assuntos como a política de cidades e reabilitação, futuro da construção e tendências de evolução do mercado europeu dos materiais de construção, regulamentação europeia, inovação em materiais e construções sustentáveis, soluções para a reabilitação sustentável, instrumentos para a internacionalização, características e exigências dos produtos para mercados alvo (Marrocos, PALOP e América Latina).
De acordo com o secretário-geral da APCMC, José de Matos, “do programa da conferência, destaca-se a participação de “um grupo muito qualificado de oradores ligados às associações empresariais nacionais e à ordem dos arquitectos, em particular, de quem esperamos um importante contributo para a clarificação das prioridades, das estratégias e dos papéis a desempenhar pelo Estado e pelos privados na dinamização da reabilitação em Portugal”.
Assim, no primeiro painel, o Futuro da Construção, o destaque vai para a intervenção de Carmo Caldeira, da Ordem dos Arquitectos, de Giuseppe Freri, presidente da UFEMAT – Associação Europeia das Associações Nacionais de Comerciantes de Materiais de Construção e Fabricantes, e de João Ferreira Gomes, presidente da ANFAGE, Associação de Fabricantes de Janelas Eficientes.
António Tadeu, do ITeCons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção, vai abrir o segundo painel sobre Inovação e Sustentabilidade. Empresas como a Amorim Isolamentos e a Secil Argamassas vão apresentar as suas propostas de soluções sustentáveis para a construção.
Na sessão da tarde, os Desafios dos Mercados, o destaque vai para a intervenção de Vasco Peixoto de Freitas, da Faculdade de Engenharia do Porto, e de Luís Reis, da AICEP, que apresentará os dados mais recentes sobre o comércio externo dos materiais de construção e a sua internacionalização.
A realização da conferência internacional acontece poucos meses depois da entrada em vigor do Regime Excepcional da Reabilitação Urbana, um instrumento considerado crucial para a eliminação de muitas das actuais barreiras que dificultavam a concretização dos projectos de reabilitação de edifícios antigos.
Outro aspecto importante está relacionado com a recuperação que já é visível no sector dos materiais de construção. José de Matos alerta que “nos últimos meses têm vindo a suceder-se alguns sinais animadores, que leva a APCMC a esperar que estes se concretizem, ainda que lentamente, pelo menos naqueles segmentos de actividade que mais tocam o sector, como é o caso da renovação, da reabilitação e da construção de edifícios, seja de habitação ou de serviços”.
A conferência internacional da APCMC vai ser aproveitada a oportunidade para apresentar um filme promocional dos materiais de construção, das empresas, da arquitectura e da engenharia portuguesas. “O nosso objectivo é tornar patente a excelência dos nossos produtos e serviços nesta área, ajudando a valorizar a nossa oferta e que poderá se usada por qualquer empresa nas suas próprias acções de marketing, nomeadamente em feiras”, destaca ainda o responsável.
No decorrer do evento, irá, também, ser apresentada uma nova Plataforma Digital, bilingue, que inclui um directório de produtos e empresas, organizado de forma a favorecer a consulta dos arquitectos e projectistas, promovendo os produtos portugueses em todo o mundo. Estes dois projectos da APCMC foram apoiados pelo programa Compete, no âmbito do QREN.
Foto: Anabela Loureiro