A Informa D&B, empresa especialista no conhecimento do tecido empresarial, revelou que, em 2013, manteve-se a tendência descendente da actividade no sector de instalações e montagens. Esta situação surgiu num contexto de forte redução da construção e de queda do investimento público e privado.
A mesma fonte avançou que a facturação agregada das empresas do sector de instalações e montagens foi de 1.820 milhões de euros, o que representa uma quebra de 15% face a 2012 e um decréscimo de 40% quando comparado com o exercício de 2009.
Face à contracção da procura interna as empresas do sector estão a apostar na internacionalização da sua actividade. Em 2012 as exportações agregadas das 50 principais empresas representaram cerca de 20% da sua facturação total.
Num cenário de forte deterioração da procura, o número de empresas no sector de instalações e montagens reduziu significativamente nos últimos anos, passando de mais de 23.400 em 2008 para pouco mais de 20.000 em 2011.
O número médio de empregados por empresa é de quatro trabalhadores, o que reflecte a atomização da estrutura empresarial. Assim, cerca de 95% dos operadores conta com menos de 10 trabalhadores e apenas 1% tem mais de 250 empregados.
A zona Norte de Portugal é a região que concentra um maior número de operadores, com pouco mais de 33% do total, à frente das zonas Centro e Lisboa, com 25% cada.
Refira-se que a Informa D&B é a empresa especialista no conhecimento do tecido empresarial, fornecendo informação actualizada e rigorosa sobre a actividade comercial, financeira e de marketing de empresas e gestores. Através de análises inovadoras, disponibilizam o acesso a informação relevante para a condução dos negócios dos seus clientes, entre os quais se encontram em Portugal mais de 13 mil empresas. Esta empresa está ainda integrada na maior rede de informação empresarial, a D&B Worldwide Network, que dá acesso à maior base de dados mundial sobre empresas.
Foto: Anabela Loureiro