Nos dias 3 a 5 de Dezembro vai realizar-se no auditório da Sede da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa, a acção de formação sobre “Iluminação Natural e Artificial Nos Edifícios”. Esxta formação é uma organização conjunta do LNEC e da OASRS (Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Sul).
Esta iniciativa visa mostrar que a iluminação é, hoje, um dos principais factores condicionantes da qualidade ambiental no interior dos edifícios. Com efeito, a sua principal função consiste em proporcionar um ambiente visual interior adequado, assegurando as condições de iluminação necessárias à realização das atividades visuais. Essas condições devem incluir a garantia de adequados níveis de iluminação, a existência de conforto visual para os ocupantes e, ainda, os benefícios mais subjectivos, decorrentes da utilização da luz natural em vez da luz artificial e do contacto com o ambiente exterior através dos vãos envidraçados.
Na acção de formação serão abordados os principais aspectos de iluminação natural e artificial a ter em consideração no projecto de edifícios novos e nas intervenções em edifícios existentes. Os aspectos de iluminação serão enquadrados nas exigências de utilização racional da energia e sustentabilidade.
Pretende-se divulgar conhecimentos teórico-conceptuais, metodológicos e práticos, de apoio ao projecto, tendo em consideração a actual legislação e as especificidades do clima português. A exposição será ilustrada com exemplos de cálculo e dimensionamento, regras de boa prática e casos de estudo.
Os conhecimentos adquiridos poderão ser utilizados no desenvolvimento do projecto de arquitectura e no diálogo dos arquitectos com os técnicos que desenvolvem o projecto de iluminação e afins (ex.: térmica, acústica). Pretende-se promover uma adequada articulação das soluções adoptadas entre o projecto de arquitectura e os diversos projectos de especialidade.
Este evento tem como destinatários todos os técnicos que participem em qualquer das fases do projecto de edifícios novos ou de intervenção em edifícios existentes.
Foto: Anabela Loureiro