A Atlantic Portugal, empresa do Groupe Atlantic dedicada a soluções de conforto térmico para Água Quente Sanitária (AQS) e Aquecimento, defende a utilização de soluções de bomba de calor para a produção de água quente sanitária e aquecimento. Utilizam-se energias renováveis e poupa-se na factura da electricidade.
Na opinião da Atlantic Portugal, as energias renováveis são uma fonte inesgotável de energia e, actualmente, com as inovações tecnológicas existentes, a utilização da energia contida no ar em forma de calor e a respectiva transferência para o interior de casa para produzir calor ou água quente sanitária (AQS) é a solução mais indicada para as casas portuguesas.
“A energia contida no ar é inesgotável, renovável e está disponível de forma permanente na natureza, sendo uma fonte de energia gratuita, até agora desconhecida para muitas pessoas. A aerotermia é um novo sistema que permite utilizar esta energia, o qual a Atlantic incorpora nas suas bombas de calor para AQS e para aquecimento”, aponta Jose Ignácio Hernandez, director da Atlantic Portugal.
Surge uma questão: Serão as bombas de calor para AQS e aquecimento verdadeiramente rentáveis? A aerotermia utiliza a energia contida no ar, o que é uma fonte de energia gratuita, pelo que a resposta é sim. A título de exemplo, com a instalação de uma bomba de calor Explorer, da Atlantic, para produção de AQS, reduz-se de forma muito importante os gastos da factura eléctrica até 80%. Estes equipamentos possuem um rendimento muito elevado, de tal forma que por cada kW consumido, a bomba de calor para AQS pode chegar a multiplicar até cinco vezes o seu poder de aquecimento. Como tal, reduz-se de forma muito elevada a fatura elétrica, obtendo uma grande poupança e maior conforto térmico.
No caso específico das bombas de calor Alféa, as poupanças obtidas são tão importantes que se apresentam como determinantes na hora de optar por uma solução térmica. Enquanto uma caldeira de combustível fóssil tem perdas de energia, em grande parte derivadas ao calor contido nos fumos, energia que o utilizador pagou e que está a ser desaproveitada ao ser reenviada para atmosfera, com a Alféa acontece precisamente o contrário. A Alféa é capaz de ter um consumo de 1 kW de energia eléctrica por cada 4 kW de produção de aquecimento. Isto significa que o rendimento instantâneo (COP) alcança facilmente o COP 4, o que é igual a um rendimento de 400%.
“A Atlantic tem uma grande tradição nesta área, existindo várias razões que fazem com que a opção por bombas de aerotermia da Atlantic seja fácil”, aponta o responsável da empresa. A primeira deve-se à grande poupança energética que estes equipamentos oferecem, graças ao seu grande rendimento. Além disso, emitem até 10 vezes menos CO2 que uma solução baseada em combustíveis fósseis.
Outra razão-chave é a rapidez e facilidade de instalação destes equipamentos, sendo a sua manutenção quase nula durante toda a vida dos equipamentos. Destaca-se também o máximo nível de segurança de todas as bombas de calor e a simplicidade da sua utilização, a qual é muito intuitiva para praticamente qualquer tipo de utilizador, embora contenha as mais recentes tecnologias.
Por último, é o facto de poder ter um equipamento ‘3 em 1’: Aquecimento, AQS e Refrigeração, oferecendo um conforto térmico absoluto durante todos os meses do ano.