A Câmara Municipal da Ribeira Grande, nos Açores, anunciou que vai investir dois milhões de euros num projecto de requalificação urbana que vai incluir a construção de uma nova ponte naquela cidade e obras de saneamento básico. A obra deverá arrancar em 2016 e terá um prazo de execução de cerca de um ano.
O presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, em declarações à Lusa, explicou que “este é um projecto que achamos estruturante e o início do investimento que projectamos a nível do litoral da cidade”.
No que diz respeito à nova ponte, Alexandre Gaudêncio esclarece que vai permitir “descongestionar” o trânsito da centenária ponte dos Oito Arcos e ter “um novo acesso para o litoral”. Para a sua concretização, a edilidade vai propor a sua candidatura ao novo Quadro Comunitário de Apoio, “numa vertente de requalificação urbana, mas acima de tudo com a parte de tratamento de águas e consolidação da arriba do centro da cidade”.
No que diz respeito ao projecto de saneamento básico e tratamento de águas da frente de mar da Ribeira Grande, em São Miguel, Alexandre Gaudêncio revela que esta obra reflecte a estratégia do executivo de “virar para o mar” a cidade e o concelho, com benefícios para a população e ao nível da empregabilidade e permitindo captar também investimento privado ao nível da construção de novos empreendimentos turísticos.
Foto: "Ribeira grande açores panoramica" por Carlos Luis M C da Cruz - Obra do próprio. Licenciado sob CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ribeira_grande_a%C3%A7ores_panoramica.JPG#/media/File:Ribeira_grande_a%C3%A7ores_panoramica.JPG