A Santa Casa da Misericórdia de Portalegre vai inaugurar no dia 11 de Fevereiro as obras de ampliação e remodelação do edifício sede da Santa Casa de Portalegre.
As obras tiveram início em Dezembro de 2012 e este foi um projecto financiado pela medida 6.12 do POPH com a comparticipação de cerca de 2.200.000,00 euros tendo tido um custo de 3.166.838,22 euros, o que representa um investimento privado superior a um milhão de euros.
As novas instalações da Misericórdia de Portalegre são o Lar Residencial do Espírito Santo, uma resposta social para pessoas com deficiência e a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas Dr. Plínio Serrote.
Apesar do investimento realizado, a Misericórdia de Portalegre não aumenta a capacidade que já tinha, mas proporciona as condições de segurança e conforto de que não dispunha.
As novas instalações disponibilizam quartos individuais, duplos e triplos e um conjunto de serviços como cabeleireiro, auditório, tanque de terapia aquática, salas de actividades, jardim de meditação e ginásio. Com 200 trabalhadores e nove respostas sociais, é actualmente uma das maiores instituições do distrito de Portalegre, contando com uma equipa técnica muito vasta, constituída por enfermeiros, médico, fisioterapeuta, técnico de reabilitação psicomotora, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistentes sociais, animadores, educadores de infância e professores.