De 11 a 13 de Outubro na fundação AEP, no Porto, vai decorrer um ciclo onde empresários norte-americanos explicam como é que as empresas do sector de Materiais de Construção podem ultrapassar as dificuldades existentes neste mercado.
Organizado pela AEP - Associação Empresarial de Portugal, um grupo de quatro consultores norte-americanos deslocar-se-á ao Porto na próxima semana, para liderar um ciclo de workshops para apoiar empresas que pretendem exportar para o mercado americano.
Nesta acção serão apresentados, em primeira mão, dois estudos de mercado concluídos há duas semanas, com informação sobre o mercado americano dos sectores Agro-alimentar e Materiais de Construção, que será disponibilizada às empresas participantes, juntamente com aconselhamento quanto a tendências e formas de abordagem deste exigente mercado.
Estes dois estudos, realizados por uma consultora norte-americana em associação com uma consultora portuguesa, tiveram por base mais de cem entrevistas realizadas a operadores de mercado (importadores, distribuidores e retalho) e cujas respostas refletem o conhecimento sobre a oferta portuguesa destes sectores, e indicando o cumprimento das condições necessárias para poderem ser considerados seus fornecedores. Em paralelo, estes estudos desenvolveram uma análise de frequência a dados estatísticos, com base numa metodologia do MIT, para demonstrar aos empresários portugueses quem são os seus competidores nesse mercado, e que estratégias devem adoptar.
Os seminários decorrerão no dia 11 de Outubro (09h15-16h15), para o sector Agro-alimentar, e na quinta-feira, 13 de Outubro (09h15-16h15), para o sector dos Materiais de Construção. Posteriormente, durante os meses de Novembro e Janeiro, realizar-se-ão acções idênticas destinadas aos sectores do Têxtil e Decoração, Rochas Ornamentais e Indústria da Defesa.
Estes seminários estão inseridos no projecto Next Challenge USA, promovido pela AEP-Associação Empresarial de Portugal, e tem por objectivo de preparar as empresas portuguesas de cinco sectores exportadores no sentido de aumentar o volume de exportações nacionais para o mercado dos EUA. Este projecto conta com o apoio do Portugal 2020, através do COMPETE - Acções Colectivas.
Foto: Anabela Loureiro