Já foram anunciados os projectos vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2014, que receberam o galardão durante o Jantar de Gala que teve lugar na Sala do Risco, Pátio da Galé, em Lisboa.
O vencedor do prémio para a “Melhor Intervenção Residencial” foi o Quarteirão das Cardosas (Porto); a “Melhor Intervenção Turística” foi atribuída ao Vila Galé Collection Palácio dos Arcos (Paço D’Arcos); a “Melhor Intervenção de Serviços & Comércio” coube ao Mercado do Bom Sucesso (Porto); o laureado com a “Melhor Intervenção com Impacto Social” foi o GNRation (Braga); e a “Melhor Intervenção Cidade de Lisboa” foi concedida ao Edifício de Acolhimento e Requalificação do Eixo da Rua da Vitória.
Entre as Menções Honrosas, a “melhor intervenção com menos de 1.000 m²” recaiu sobre a Casa de Selho de Riba (Guimarães); a “melhor intervenção de restauro” foi entregue ao Edifício Sede do Banco de Portugal (Lisboa); e a “melhor intervenção - certificação energética” foi para o edifício Étoile 240 (Lisboa).
O director da Vida Imobiliária e responsável pela coordenação desta iniciativa, António Gil Machado, afirmou: “Em primeiro lugar, gostaríamos de congratular quer os vencedores quer todos os projectos que se candidataram ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, e que permitiram fazer desta edição um sucesso. O balanço é absolutamente positivo. A iniciativa é a prova de que a reabilitação urbana é uma realidade efectiva, que está acontecer, que chega a todas as cidades, e que é feita por todos e para todos”.
Os projectos vencedores foram eleitos pelo painel de jurados indicado pela organização do prémio, constituído por cinco personalidades: André Jordan, Manuel Reis Campos, Vasco Peixoto de Freitas, Augusto Mateus e André Caiado.
Concorreram este ano ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana um total de 48 projectos de reabilitação urbana, num crescimento de cerca de 33% face às 36 candidaturas recebidas em 2013. Em concurso estiveram projectos nas áreas de habitação, serviços & comércio, turismo e impacto social, oriundos de 18 pontos diferentes de Portugal, comprovando a amplitude que a Reabilitação Urbana tem vindo a ganhar no nosso País.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana tem uma periodicidade anual, tendo como objectivo distinguir positivamente as iniciativas de reabilitação urbana de maior valia para a comunidade nas suas múltiplas valências, bem como estimular a excelência profissional dos operadores económicos, sociais e autarquias que protagonizam intervenções de reabilitação urbana.
Este evento é uma iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi, que conta, pelo segundo ano consecutivo, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que se associa ao evento enquanto entidade de referência na área da Reabilitação Urbana.
Foto: Miza Monteiro