Com o investimento de 60 milhões de euros num novo empreendimento residencial na Foz do rio Douro, a Espart reforça a sua aposta na região Norte.
Dois anos depois do lançamento do seu primeiro projecto residencial na zona Norte do País, a Espart volta a dinamizar o mercado imobiliário da região com o lançamento do Douro Atlantic Garden.
Este empreendimento situa-se numa área anteriormente ocupada por uma unidade de seca de bacalhau, da qual mantém ainda algumas marcas no terreno que é composto por cerca de 16 hectares. Localizado em Vila Nova de Gaia, na margem Sul do rio Douro, é composto por moradias, apartamentos e espaços de comércio.
Ao nível das moradias prevê-se a comercialização dos lotes de terreno com projecto ou ainda com a construção da moradia. Na primeira fase de lançamento serão colocados em comercialização 30 lotes para moradias unifamiliares e geminadas. A segunda fase do projecto deverá ocorrer no terceiro trimestre de 2014 e incidirá na reabilitação de um dos pavilhões da antiga seca de bacalhau, que dará lugar a um mercado local de conveniência, recriando o modelo de comercialização tradicional. Prevê-se que a construção desta fase do Douro Atlantic Garden fique concluída em meados de 2015, simultaneamente com a ocupação das 30 moradias da primeira fase.
A Espart oferece a possibilidade do cliente escolher o conceito arquitectónico da sua moradia unifamiliar a partir das propostas dos arquitectos Frederico Valsassina e Elói Castro ou implementar o seu próprio projecto arquitectónico, que terá de respeitar um conjunto de orientações para manter a coerência do empreendimento. Está prevista também a construção de edifícios residenciais com cinco pisos, sendo que, nas orlas do terreno, a construção será mais baixa, constituída sobretudo por moradias de um ou dois pisos, assim como amplos espaços verdes, equipamentos colectivos, comércio, serviços e uma rede pedonal que vai ligar a habitação aos equipamentos, aos espaços públicos e ao passeio marginal já existente.
Espart