O Gabinete de Estudos da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) revelou os dados do mercado imobiliário referentes ao terceiro trimestre de 2014. Os resultados reflectem a retoma, ainda que tímida, deste sector.
Os indicadores de confiança dos consumidores no mercado imobiliário nacional estão a melhorar, factor que se reflecte no aumento da movimentação, nomeadamente no que diz respeito à aquisição de produtos imóveis, face à opção do arrendamento, resultando numa ligeira retoma.
Para Luís Lima, presidente da APEMIP, o momento transmite confiança e positivismo aos agentes do sector. “Se por um lado, os investidores estrangeiros criaram uma dinâmica interessante no sector imobiliário português, por outro também o mercado interno foi positivamente contagiado por este aumento da confiança, o que aliado às movimentações que se têm observado por parte dos departamentos comerciais da banca através do incentivo à concessão de crédito imobiliário direccionado ao segmento residencial faz com que o mercado esteja a assistir a um aumento consecutivo do número de transacções imobiliárias, o que reflecte a retoma, ainda que tímida, do nosso sector”.
O optimismo tem, desde o princípio do ano, pautado o comportamento das empresas de mediação imobiliária que participam no inquérito Mensal de Conjuntura e as expectativas gerais das empresas de mediação imobiliária têm vindo a melhorar, sobretudo no mês de Agosto, para os quais contribuíram os fluxos turísticos e os mecanismos legais que impulsionaram a procura, sobretudo a de cariz internacional.
Foto banner: Anabela Loureiro