De acordo com o novo índice do Confidencial Imobiliário (Ci), o mercado residencial valorizou 1,2% em 2014. Esta subida surge após sete anos em queda durante os quais alcançou uma desvalorização acumulada de 21,8%.
Conforme os dados do novo Índice Ci, ao longo dos últimos sete anos, foi em 2011 e 2012 que o mercado mais desvalorizou, tendo os preços caído 7,8% no primeiro ano e 6,1% no segundo, acumulando só nesse período de dois anos uma descida nominal de 13,4%.
O ano de 2013 foi o primeiro no qual começaram a surgir sinais de estabilização. Apesar de, em termos médios, nesse ano os preços terem ficado 3,4% abaixo da média do ano anterior, o mercado acabou por recuperar, atingindo no mês de Dezembro uma taxa de variação homóloga positiva de 0,9%. Essa acabou por ser a tónica do ano 2014, que foi o primeiro no qual os preços mantiveram uma variação homóloga sempre positiva, culminando numa valorização média anual de 1,2%.
O director da Confidencial Imobiliário, Ricardo Guimarães, explica que “considerando ter-se passado já um ciclo de mais de 12 meses em terreno positivo, apesar de poder ser extemporânea a afirmação de que o mercado está em plena recuperação, pode afirmar-se claramente que encontrou e consolidou uma trajectória de estabilização”.
Esta tendência apresentada no Índice Ci é validada pelos resultados do Portuguese Housing Market Survey, um inquérito de conjuntura realizado pela Confidencial Imobiliário a um painel de empresas de mediação e promoção. De acordo com este inquérito, desde Maio do ano passado que os mediadores inquiridos expressam um sentimento sobre preços cada vez menos negativo, num sinal de estabilização.
Refira-se ainda que a Confidencial Imobiliário lançou um novo índice de preços residenciais, que se diferencia por acompanhar a evolução do mercado a partir de valores efetivos de venda. A nova série do índice de preços vem substituir o índice anterior, que assentava no tratamento dos valores de oferta (asking prices).
Foto: Anabela Loureiro