O concurso anual da CBRE, Urban Photographer of the Year, está de volta. A 9ª edição desta competição global desafia, mais uma vez, os fotógrafos a captarem aquilo que consideram ser a essência da vida urbana a qualquer hora do dia, quer seja inspirador, divertido, peculiar ou comovente, sob o tema “Cities at Work” (Cidades a Trabalhar).

A entrada nesta competição é gratuita e está aberta tanto para fotógrafos profissionais como para amadores. Cada concorrente pode submeter 24 imagens, representando cada hora do dia.

Lançado em 2007 pela consultora imobiliária CBRE, este concurso tem vindo a ganhar dimensão, só no ano passado atraiu mais de 11.000 inscrições de 79 países. Esta ideia é confirmada por Martin Samworth, Executive Chairman da região EMEA da CBRE, que avança que “a competição tem-se fortalecido a cada ano, e não há dúvida de que o nono ano vai elevar a fasquia ainda mais”. Como explica, “cada inscrição fornece uma perspectiva única sobre a vida urbana em todo o mundo, aumentando a nossa compreensão e apreciação do ambiente construído numa escala global”.

Recorde-se que o português Carlos da Costa Branco foi o vencedor na categoria regional da EMEA com a fotografia “Dançando na Rua” na edição de 2014. “O interesse demonstrado pelos fotógrafos portugueses por este concurso e os excelentes resultados obtidos ao longo dos anos fazem congratular-nos com a ideia que desenvolvemos em 2006, com o concurso “Lisboa a Preto e Branco” que durou até 2008. O seu sucesso foi tão grande que o concurso foi ampliado para nível europeu, numa primeira fase, e para nível mundial, mais recentemente, dando origem ao Urban Photographer of the Year”, relatou Francisco Horta e Costa, director geral da CBRE Portugal.

Foto: Vencedor EMEA - Carlos da Costa Branco - Dancing in the Street/CBRE