O Banco de Portugal (BdP) declarou em comunicado que o sistema bancário “continua pressionado pelos ainda baixos níveis de rendibilidade”. Este cenário fica a dever-se à exposição a activos imobiliários, a títulos de dívida soberana e a países como Angola, Brasil e China.

O ‘Relatório de Estabilidade Financeira’ divulgado pelo BdP refere que “a vulnerabilidade do sistema financeiro nacional é acentuada pelo facto de este manter exposições significativas a determinadas classes de activos, como os activos imobiliários e os títulos de dívida soberana, e a países ou regiões específicas”, como é o caso de Angola, China e Brasil.

Para o BdP, as instituições bancárias só voltarão a ter lucros sólidos se continuarem a proceder a cortes nos custos e a apostar na diversificação de fontes de receitas. Ainda assim, recorda que “a rendibilidade do sistema bancário voltou a atingir níveis positivos”, ainda que para esta melhoria tenha contribuído “o aumento da margem financeira e dos resultados de operações financeiras e a redução do fluxo de imparidades de crédito”.

Numa retrospectiva aos últimos anos, o BdP relembra que o sistema bancário teve progressos “na posição estrutural de liquidez e uma melhoria significativa dos níveis de solvabilidade”, sendo que “o ajustamento verificado deve ser avaliado como um passo inicial num processo, necessariamente longo, de correcção de desequilíbrios profundos”.

Foto: Sede BdP - Site Archdaily - JMRodrigues