A vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa afirmou que, ao longo dos anos, tem vindo a aumentar o número de candidatos ao programa de Renda Convencionada da autarquia. Na última edição contou com 3.889 candidaturas.
Na 9.ª edição da Renda Convencionada de Lisboa as habitações disponíveis eram só 30 mas de acordo com a vereadora Paula Marques, em declarações à agência Lusa, existiu “um total de 731 candidatos”. Refira-se, no entanto, que foram submetidas 3.889 candidaturas, uma vez que é possível apresentar mais do que uma candidatura às habitações em concurso.
De acordo com a representante da autarquia, tem existido “uma crescente procura, de edição para edição” pelas casas a preços acessíveis disponibilizadas ao abrigo deste programa. Na presente edição a maior procura foi claramente para as habitações localizadas na freguesia de Santa Maria Maior, na zona do Martim Moniz e no centro histórico de Lisboa, onde se encontram 11 habitações municipais. As restantes 19 casas situam-se na freguesia de Marvila.
Refira-se também que desta vez foi disponibilizado um “bloco de fogos maior” comparativamente às edições anteriores, que contou com 30 habitações de tipologias T0 a T3 e com valores de renda entre os 170 e 539 euros. Segundo a vereadora a tendência é para o número de fogos aumentar de concurso para concurso.
Paula Marques revelou que, nesta edição, a maioria dos candidatos são residentes no concelho de Lisboa (54%), embora também se tenham candidatado pessoas que vivem fora do concelho (46%); são, sobretudo, jovens até aos 35 anos (60%) e pessoas isoladas (60%), ainda que também tenham existido casais com um ou sem filhos (23%) e casais com mais de dois filhos (17%); e com rendimentos brutos entre 500 e 1000 euros (35%), salientando que em alguns casos são mesmo inferiores ao Salário Mínimo Nacional.
O sorteio público da 9ª edição vai decorrer no dia 26 de Janeiro de 2016 e a vereadora da Habitação já fez saber que a autarquia já está a preparar uma nova bolsa de fogos para a 10.ª edição da Renda Convencionada, que deverá ser lançada em finais de Fevereiro ou inícios de Março.
Foto: Anabela Loureiro