O Instituto Nacional de Estatística avançou que as vendas no comércio a retalho recuperaram em Janeiro de 2016. Esta evolução surge após a redução observada em Dezembro do ano passado.
De acordo com o instituto, o índice de volume de negócios no comércio a retalho registou uma variação homóloga de 1,2% em Janeiro 2016 (-0,5% em Dezembro), sendo que esta evolução foi mais influenciada pelo agrupamento de produtos não alimentares que passou de uma taxa de variação homóloga negativa de 1,5%, em Dezembro, para 1,0%, em Janeiro. Já o índice do agrupamento de produtos alimentares registou uma variação homóloga de 1,4% (1,0% no mês anterior).
Comparando com mês anterior, o índice de volume de negócios no comércio a retalho, registou um aumento de 6,0% em Janeiro (variação de -1,5% no mês anterior).
Relativamente ao índice de emprego no comércio a retalho apresentou, no mês em foco, uma variação homóloga de 2,6% (3,0% no mês anterior), tendo taxa de variação mensal deste índice situado-se em -1,8% (-1,4% registada no mesmo mês de 2015).
Por último, o INE revela que o índice de remunerações no comércio a retalho registou um aumento de 4,7% (2,1% em Dezembro). Comparativamente com o mês anterior, o índice de remunerações diminuiu 13,0% em Janeiro (variação de -15,2% no mesmo período de 2015).