A Magazine Imobiliário revelou a composição do Júri do Prémio Nacional dos Imobiliário 2016, que reuniu no passado dia 2 de Março. Cinco individualidades de referência no sector já elegeram os vencedores mas guardam a 'sete chaves' os respectivos nomes.
Os 17 empreendimentos finalistas estiveram sujeitos à apreciação do júri composto por personalidades das mais prestigiadas empresas e entidades a operar em Portugal: Paulo Silva, director geral da Aguirre Newman; César Silva Neto, director geral da Renascimóvel; Almeida Guerra, director geral da Rockbuilding; arquitecto João Paciência; e Eduardo Abreu, partner da neoturis.
Joaquim Pereira de Almeida, director da revista, afirmou que “desde o início do concurso, que já conta com 18 anos, esta foi a edição que recebeu mais empreendimentos de alto nível. A qualidade dos 17 finalistas já os faz por si só vencedores do Prémio Nacional do Imobiliário, facto que enaltece o profissionalismo e sofisticação presente no ramo, características que não esmoreceram com a crise”.
A votação recaiu nas categorias de Escritórios, Habitação, Equipamentos Colectivos e Turismo, a par do prémio de Reabilitação Urbana. Mas os vencedores só serão conhecidos no dia 18 de Abril na grande Gala dos ‘Óscares’ do Imobiliário que terá lugar no Palacete do Hotel Tivoli, em Lisboa.
Os Prémios contam com a Aguirre Newman como patrocinador principal e os patrocínios da Sotheby’s International Realty e Renascimóvel, entre muitos outros apoios institucionais e técnicos.
Conheça os Membros do Júri:
Paulo Silva, director geral da Aguirre Newman - Iniciou a sua carreira no sector imobiliário em 93 como director Comercial e Financeiro de um conjunto de empresas pertencentes aos grupos espanhóis Ferrovial e Vallehermoso. Desde então, preencheu várias funções de direcção em empresas de consultoria e mediação imobiliária, nomeadamente a Lusivial/ Ferrovial; Donaldsons; Healey & Baker (Cushman & Wakefield); Reflexo; e GVA Consultimo. Em 2000 criou a sua empresa de Consultoria Imobiliária, a Cosmopolita, empresa que rapidamente se tornou uma referência no segmento da propriedade comercial do Mercado Imobiliário. Em 2007 passa a deter parte do capital da empresa resultante da fusão entre a Cosmopolita e a Aguirre Newman. Actualmente é director Geral da Aguirre Newman Portugal, Board Member do Grupo Aguirre Newman, membro da Direcção da Câmara de Comércio Luso-Britânica e presidente da ACAI (Associação de Empresas de Consultoria e Avaliação Imobiliária).
César Silva Neto, director geral da Renascimóvel - Avaliador e Consultor Imobiliário desde 1988, César Neto é sócio gerente da Renascimóvel desde 1999 e o actual presidente da Direcção da AICE - Associação dos Industriais da Construção de Edifícios, Lisboa, assumindo este cargo este ano. Entre 2002 e 2009 foi o director Geral da Sociedade Anónima Planbelas – Sociedade Imobiliária, S.A.- Belas Clube de Campo. De 2003 a 2008 foi administrador da Sociedade Anónima Aparbelas – Investimentos Hoteleiros, S.A., Lisboa. Assumiu a administração da Sociedade Anónima ABNSouza em 2000/01. Mantém a sua presença assídua em conferências e seminários que incidam sobre o sector.
Almeida Guerra, director geral da Rockbuilding - Com 30 anos de experiência em grandes empresas de construção - Teixeira Duarte, Construções Técnicas, EPOS, TOHC, entre outras, e de Promoção Imobiliária - INOGI (Grupo Amorim), José Almeida Guerra fundou em 2000 a Rockbuilding. Centrando a sua aptidão profissional na Gestão Global Imobiliária, nos seus vários níveis - técnico, administrativo, financeiro e comercial -, tendo desempenhado funções na gestão de projectos de grande envergadura como Torres de Lisboa, Nova Campolide, Eden, Sintra Business Park, Art’s Central Office, RockOne, VerdeLago, Loures Business Park, Baía da Meia Praia e Rio Frio.
Arquitecto João Paciência - É diplomado pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1970, no curso de Arquitectura. Foi assistente da cadeira de Projecto na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (1982-1993) e no departamento de Arquitectura da Universidade Lusíada (1986-1990). Desde 1982 tem gabinete próprio e desenvolve actividade profissional nas diversas áreas de projectos de Arquitectura e de Planeamento Urbano. Participou em numerosos concursos públicos de Arquitectura, tendo conquistado vários primeiros prémios. Tem feito projectos para países como Argélia, Arábia Saudita, Angola e Moçambique. Conquistou ao longo da sua carreira dois Prémios Valmor em Lisboa (Edifícios de Habitação em Telheiras e Atrium Saldanha, Lisboa), uma menção honrosa do Prémio Valmor (atelier N.T. Pereira, N. Portas), Prémio Municipal da Cidade de Almada, tendo-lhe sido ainda atribuída, pelo antigo Presidente da República Jorge Sampaio, a Comenda da Ordem de Santiago e Espada em 14 de Fevereiro de 2006.
Eduardo Abreu, partner da neoturis - Sócio da neoturis, a sua experiência inclui, desde 1994, trabalhos para, entre outros, o Turismo de Portugal, Grupos André Jordan, Amorim Turismo, Espírito Santo ou Sonae, assim como as principais instituições financeiras nacionais. Coordenou e integrou equipas associadas à conceptualização e desenvolvimento de projectos como o Aquapura, Parque Alqueva, L’and & Vineyards, Bom Sucesso ou o Tróia Resort. Desenvolveu projectos, entre outros, em Espanha, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Angola ou Marrocos. Realizados na Horwath Consulting, Deloitte Consulting e neoturis integraram estudos de mercado, definição de conceitos, estratégia de marketing e viabilidade económico-financeira. A formação integra a frequência da Licenciatura em Gestão e Planeamento em Turismo na Universidade de Aveiro, Consultoria de Gestão e Auditoria Financeira no ISCTE e Finanças Empresariais na Universidade Católica Portuguesa. É membro do European Resort and Hotel Council do Urban Land Institute (ULI), tendo participado, como orador, em conferências sobre o sector em Portugal, Grécia, Namíbia e Brasil.