O RICS em Portugal acaba de anunciar que é a primeira associação reconhecida pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) como Associação Profissional de Avaliadores Imobiliários (APAI).

No âmbito da Lei 153/2015, que regula o acesso e o exercício da actividade dos peritos avaliadores de imoveis que prestam serviços a entidades do sistema financeiro, os avaliadores devem adoptar políticas e procedimentos escritos que regulem padrões de ética, de independência, e em matéria de conflitos de interesse.

Ao ser reconhecido como APAI, os membros RICS estão dispensados de apresentar políticas de forma individual, uma vez que aderem obrigatoriamente às directrizes do RICS, que para o efeito foram adaptadas às exigências da CMVM.

De acordo com Eric van Leuven, presidente da Direcção do RICS, afirma que o “RICS em Portugal tem muito orgulho no facto de ser a primeira associação profissional a obter o reconhecimento por parte da CMVM do nosso código de conduta e da regulação dos nossos membros, que incluem rotinas de fiscalização independente, e a possibilidade de sanção”.