Prestes a assinalar duas décadas de actuação em Portugal, a consultora imobiliária JLL voltou a apresentar em 2016 os melhores resultados de sempre, aumentando em cerca de 35% o seu volume de negócios no nosso País.

O crescimento foi visível em todas as áreas de negócio da empresa, que em Portugal se distingue pela sua capacidade em prestar um serviço 360º, cobrindo todos os segmentos (habitação, retalho, escritórios e hotelaria) nas mais diversas fases do ciclo imobiliário, com soluções que passam por agência, consultoria, gestão de imóveis, gestão de projecto, avaliação e arquitectura/construção.

Acompanhando o bom momento do mercado imobiliário e com resultados sustentados quer através da expansão orgânica e alargamento da base de serviços quer por via de aquisições, a JLL Portugal está numa rota de crescimento acentuado desde 2014, tendo actualmente mais de 200 colaboradores e posicionando-se, de acordo com a empresa, como a maior consultora imobiliária a operar em Portugal.

Pedro Lancastre, director-geral da JLL, comenta os resultados da actividade em 2016: “Foi mais um ano excelente para a JLL, marcado pela aquisição da Cobertura e pela integração dos seus 45 colaboradores, à data da aquisição. Esta foi a segunda aquisição que concretizámos em dois anos, depois da compra da Novo Interior no final de 2014, o que nos tem permitido construir um percurso de forte crescimento, mas muito sustentado, superando resultados em cada ano”.

E acrescenta: “Temos hoje uma equipa com mais de 200 profissionais que tem crescido ao mesmo tempo que a nossa actividade expandiu, quer em volume de facturação quer em diversidade de serviços. A JLL opera atualmente com onze unidades de negócio em Portugal, que nos permitem ser a única consultora com soluções integradas para todo o sector imobiliário e todas estas áreas apresentaram crescimento em 2016. Destaca-se, de forma mais acentuada, em 2016, o crescimento nas áreas residencial, gestão de projeto e Tétris (que é a face da empresa para a arquitetura e construção de interiores), confirmando, como seria de esperar, as próprias tendências de mercado, onde o imobiliário residencial continua a dar cartas e a promoção imobiliária, sobretudo na reabilitação, está em alta”.

A JLL acaba também de anunciar os seus resultados globais para 2016, reportando um aumento de 14% nos proveitos para os $6,8 biliões. De acordo com a consultora, este crescimento foi impulsionado pela estratégia de aquisições e de crescimento orgânico. As áreas de Property & Facility Management e de Project & Development Services foram as que mais contribuíram para esta evolução positiva, mas a performance dos negócios de agência e investimento também se mantiveram robustos, apesar da descida dos volumes transaccionados nos mercados.

Foto: Anabela Loureiro