A AVENUE, empresa de promoção imobiliária, anunciou que prevê investir 200 milhões de euros em projectos de reabilitação urbana até ao final de 2020, estando o investimento orientado para edifícios ou terrenos localizados em zonas prime de Lisboa e Porto.
Desde 2015, e fruto de um plano inicial de investimento de 100 milhões de euros estão actualmente sete projectos em curso, seis em Lisboa e um no Porto. Os restantes 100 milhões de euros estão previstos para o triénio 2018-2020.
Quatro destes projetos encontram-se actualmente em fase de comercialização - Liberdade 203, com uma taxa de comercialização de 98%; Liberdade 40, 94% comercializado; Orpheu XI Chiado, com 50% comercializado; e Aliados 107, com uma taxa de comercialização de 70%. Dois projectos estão em fase de desenvolvimento – o histórico 266 Liberdade e o The Cordon Chiado - e ainda um último activo que se encontra em fase de compra, localizado em Lisboa. A AVENUE prevê a consolidação da sua actividade até ao final do presente ano, com a aquisição de mais dois a três activos em Lisboa e no Porto.
Aniceto Viegas, director-geral da AVENUE, explica a estratégia da empresa: “Com um modelo de negócio que contempla a aquisição, transformação e venda de imóveis, a estratégia inicial da AVENUE centrou-se na intervenção em edifícios emblemáticos, preferencialmente localizados na Avenida da Liberdade e Chiado, em Lisboa e na Avenida dos Aliados, no Porto. Esta estratégia acompanha a tendência de redinamização dos grandes centros urbanos, verificada desde 2015”.
Para Aniceto Viegas a estratégia deste negócio passa por “acompanhar e, sempre que possível, antecipar a procura do mercado, tendo sempre em mente a preocupação em oferecer um produto que responda às expectativas dos nossos clientes, quer nacionais, quer internacionais”.
Sobre o investimento futuro, Aniceto Viegas garante “a procura da próxima oportunidade faz parte do nosso ADN. Assumimos o compromisso de contribuir para a dinamização dos centros históricos urbanos e regeneração urbana, e vamos prosseguir a nossa estratégia através da escolha criteriosa de activos que se enquadrem nos padrões de qualidade que nos propomos”. Aniceto Viegas não tem dúvidas, “Portugal está a conseguir potenciar as suas qualidades intrínsecas, qualidades estas que são cada vez mais valorizadas pelos portugueses e pelos estrangeiros”.
Chiado, Avenida da Liberdade e Avenida dos Aliados são as zonas escolhidas pela AVENUE para a reabilitação de edifícios emblemáticos que fazem parte da história das cidades. Da intervenção resultam maioritariamente edifícios residenciais, e em alguns projectos com o piso térreo destinado a fins comerciais. Os apartamentos oferecem tipologias desde studio/ loft e de T1 a T4 Duplex, com áreas que variam desde os 35 até os 400m2, e com um valor médio por m2 de aproximadamente cinco mil euros nos Aliados, entre sete a oito mil na Avenida da Liberdade e os nove a 10 mil no Chiado.
Os quatro projectos em fase de comercialização totalizam 93 apartamentos e 14 lojas, com uma taxa média de comercialização de 85%. A maioria dos compradores é de origem lusófona, com 40% de clientes de nacionalidade lusa e 40% de origem brasileira. Os restantes 20% são oriundos da Europa e de outras geografias.
Criada em 2015, a AVENUE é detida pelo fundo pan europeu Perella Weinberg Real Estate Fund II que é gerido pela Aermont Capital, e em apenas dois anos assume-se já como uma das empresas de referência a actuar no mercado imobiliário nacional, com um campo de actuação especializado nas zonas prime de Lisboa e Porto.