Carlos Santos, responsável pela organização do Porto Franchise, que decorre na Invicta no dia 21 de Setembro, afirmou que este distrito nortenho é “prioritário para a expansão” de novas oportunidades de negócio.

De acordo com Carlos Santos, em declarações à agência Lusa, a região Norte “tem uma tradição em termos empresariais muito forte e essa situação acontece também no franchising”; aliás, recorda que “muitas marcas nacionais nasceram na região Norte”.

Segundo os dados avançados, e que reportam ao 22.º censo do franchising realizado pelo grupo IFE, o Porto é o distrito é considerado pelos empreendedores e empresários de franchising como prioritário para a expansão das suas redes, reunindo 6,7% das preferências, seguindo-se Lisboa (6,4%) e Faro (6,1%). A mesma entidade refere ainda que “numa altura em que a confiança dos portugueses, a taxa de desemprego e o volume de consumo estão em níveis de há nove anos, o franchising representa 2,79% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, com um volume de negócios de 5,2 mil milhões de euros”.

É neste contexto que é promovido o evento ‘Porto Franchise’ que, conforme a organização adiantou, está direccionado para “toda a zona Norte e Centro” e que conta com 40 marcas confirmadas. Trata-se de um evento “importante, por exemplo, para quem pretende criar o seu próprio negócio, ou seja promover o auto-emprego”.

A organização é igualmente responsável pela Expofranchise, em Lisboa que, como explica, tem um “carácter nacional” mas, salienta, que sentem “que há no Porto um mercado de potenciais franchisados, constituído por empreendedores que andam à procura do seu negócio, como também de empresários que queiram diversificar a sua actividade”.

Na área de exposição deste evento estará em destaque o espaço dedicado a palestras e intervenções que pretendem dar resposta às seguintes questões: O que é isto de empreender em franchising? O que é o franchising? Cuidados a ter e abordagens a fazer às marcas.

Em foco vão estar as intervenções das marcas, contributo de franchisados que darão o seu testemunho e a possibilidade de estar perante consultores que acompanham a expansão das marcas em franchising, mas também intervêm ao nível do recrutamento.

Carlos Santos declarou ainda que “há uma grande uniformidade em termos de prioridades de expansão. As marcas querem expandir-se de Norte a Sul. Mas há ligeiros destaques e o distrito do Porto é o mais referido. Aliás, se somarmos os vários distritos do Norte e Centro do País, há de facto um alvo prioritário da maioria das marcas”.

O grupo IFE, no seu comunicado, enfatiza que esta é “uma tendência natural se for tido em conta que o Porto, fortemente industrializado, sempre foi economicamente mais representativo do que a capital” e realça que a cidade foi vencedora de vários galardões nos últimos anos na área do turismo, entre os quais o European Best Destination 2017”.

Foto: Anabela Loureiro