A Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE) dá a conhecer as histórias e os paladares da gastronomia portuguesa na 1.ª edição do Fórum Internacional “Perspectivas de Evolução do Turismo Gastronómico na Rússia”. O evento vai decorrer de 10 a 13 de Julho, na cidade russa de Veliki Novgorod.

A Rússia organiza o 1º Fórum Internacional subordinado ao tema “Oportunidades de Desenvolvimento do Turismo Gastronómico na Rússia”. O evento é realizado pela Agência Federal de Turismo e pelas administrações da região de Novgorod e Veliky Novgorod, sob orientação da Organização Mundial do Turismo.

Durante três dias, o presidente da APTECE, José Borralho, vai demonstrar a importância que o Turismo Gastronómico representa actualmente para os turistas e quais as suas motivações, bem como apresentar as diversas acções que demonstram o que de melhor se faz em Portugal para promover este tipo de Turismo.

Esta iniciativa visa ainda a partilha de experiências que ligam as pessoas à gastronomia e tradições, bem como dar a conhecer os produtos nacionais e histórias únicas da herança e cultura gastronómica portuguesa.

De acordo com José Borralho, a presença neste fórum internacional pretende mostrar que “Portugal tem uma cozinha própria, distinta, feita de receitas tradicionais escritas ao sabor dos tempos, e que hoje, devido ao talento criativo de grandes chefes, permitem ao País posicionar-se num patamar que aponta para a modernidade, e até, a vanguarda.”

Neste fórum estarão presentes representantes das mais variadas entidades, como sejam ministros, operadores de turismo, hoteleiros, empresários da restauração, membros de sindicatos, associações, produtores russos, universidades, media e representantes de agências de turismo em países estrangeiros.

Segundo a APTECE, os elogios à gastronomia portuguesa têm sido vários entre a imprensa russa. “Surgem de todo o lado, seja em jornais, revistas ou blogues de renome, a Rússia já se rendeu aos desígnios da gastronomia portuguesa”.

Em Junho, a jornalista gastronómica Irina Klimenko, do portal GoBars.ru, dedicou um artigo ao tema do Agroturismo em Portugal. Numa viagem por Viseu, a jornalista descobre as maravilhas gastronómicas da região, onde destaca que o Agroturismo alia o descanso à familiarização com a vida rural. No artigo é referenciada a produção dos queijos da Serra da Estrela, com o leite fresco das ovelhas, bem como os célebres doces portugueses, nomeadamente o de tomate.

Também em Junho, o crítico gastronómico Anatoly Gendin, da Food, Wine and Travel e autor da série de guias gastronómicos “Atlas do Gourmand”, publicou um artigo no qual elogia de forma entusiástica a cereja do Fundão. Na peça o jornalista refere que os portugueses sabem “cultivá-la correctamente e o que fazer com ela depois”. Anatoly Gendin sugere, ainda aos seus leitores, a famosa Festa da Cereja, em honra a este luxuoso fruto.

O destaque internacional dado à gastronomia portuguesa não surpreende José Borralho, já que, na sua opinião, “Portugal é um país possuidor de um património gastronómico muito rico, variado e original na sua essência histórico-cultural, um património do qual, no devemos orgulhar, quer quanto ao seu papel histórico, quer quanto à sua valia actual, como produto estratégico para o desenvolvimento do turismo”.

Foto: Park Atlantic Lisboa