O sector da construção está em expansão no Sul do Rio de Janeiro, mas faltam profissionais qualificados. Este é também um problema que afecta as vendas em lojas de materiais de construção.

Conforme o site globo.com avança, encontrar um bom pedreiro, seja para pequenos ou para grandes trabalhos, é uma dificuldade. E demonstra esta realidade com depoimento do comerciante Vagner Cerqueira que teve que aguardar por mais de dois meses para renovar a sua loja e conta que tudo teve de ser feito à pressa: “Tivemos de estar à espera que um pedreiro de confiança terminasse a construção de um prédio. E, num intervalo de quatro dias, tivemos de fazer a troca de todo o piso da loja. Foi muito complicado fazer estes ajustes, mas ‘graças a Deus’, no final, deu certo”.

Este site de informação revela ainda que o problema não é sentido apenas por quem precisa dos serviços. Para se ter uma noção as lojas de materiais de construção tiveram uma queda de até 5% nas vendas, de acordo com as Câmaras de Dirigentes Lojistas brasileira.

Ainda assim, a falta de profissionais levou a um crescimento do número de alunos que procuram aprender profissões associadas à construção civil, como é o caso do curso de formação de pedreiro que decorre no Centro Vocacional Tecnológico brasileiro. Muitos jovens resolveram aprender as técnicas básicas, como pintura e revestimento de pisos, para poder colmatar a procura do mercado.

Esta pode ser, também, a oportunidade para a mão-de-obra especializada de outros países (cujas economias e sector da construção estão em crise) encontrar saída profissional.