Nos últimos seis meses de 2013 a Rússia foi o país que mais centros comercias inaugurou, seguindo-se a Turquia que registou o segundo maior número de aberturas na Europa.
Ambos os países foram responsáveis por metade da totalidade dos novos espaços construídos em toda a Europa. Estes dados são avançados no estudo “European Shopping Centre Development”, da Cushman & Wakefield (C&W).
Segundo o estudo da consultora, no total, neste período, foram inaugurados no espaço europeu um total de 1,8 milhões de metros quadrados de centros comerciais, um número baixo quando comparado com os 3,4 milhões de metros quadrados registados nos seis meses anteriores. Esta quebra deve-se aos inúmeros atrasos que muitos dos projectos sofreram. Ainda assim, até ao final deste ano prevê-se 4,9 milhões de metros quadrados de novas aberturas, cabendo a maior fatia à Europa Central e a Europa de Leste, na qual se inclui a Turquia, com cerca de 70% desse total.
No top das novas aberturas de centros comerciais surge a Rússia com um total de 456.200 m2, seguindo-se a Turquia com 422.500m². O Reino Unido ocupou a terceira posição com um total de 182.600 m2; seguindo-se a Polónia e a Alemanha, na quarta e quinta posição, que obtiveram em conjunto com 214.200 m2 de ABL.
A C&W revela que, para 2014, já estão previstos 171 novos projectos e 65 expansões para a Europa, com um pipeline estimado de 6,2 milhões m2 de ABL. Sendo expectável que a Finlândia venha a ter o maior crescimento da Europa Ocidental ao nível de novos centros comerciais.
Em Portugal, a oferta de centros comerciais tem vindo a corrigir-se. Em 2012 não se verificou nenhuma abertura de centros comerciais e em 2013, até ao final do primeiro semestre, apenas se registou a expansão do AlgarveShopping, não estando prevista até ao final do ano nenhuma abertura.
Em construção encontram-se apenas três centros comerciais actualmente detidos por instituições bancárias: Alegro Setúbal (42.500 m2), Dolce Vita Braga (42,000 m2) e Évora Shopping (16,000 m2).