Os portugueses preferem os ‘city breaks’ e as cidades de Berlim e Munique quando viajam para a Alemanha. A revelação foi proferida por Ulrike Bohnet, directora da DZT (Central de Turismo da Alemanha) em Espanha e Portugal.
Durante o evento da Expo Abreu, que decorreu na Feira Internacional de Lisboa, Ulrike Bohnet explicou as razões que levaram a DTZ Espanha e Portugal fazer uma apresentação neste evento: “Esta acção tem como objectivo dar a conhecer aos portugueses que há mais Alemanha como destino turístico que as grandes cidades”.
Com efeito, segundo a representante do turismo alemão, “para os portugueses, Berlim e Munique são os principais destinos dos turistas portugueses”, onde se destaca claramente o “segmento de city breaks”.
Os dados avançados revelam que, em 2014, o número de dormidas de turistas estrangeiros na Alemanha foi de 75,5 milhões, das quais 330 mil corresponderam a turistas portugueses. Ao todo entraram em território alemão cerca de “130 mil portugueses”.
Ulrike Bohnet relembrou que após um período de estagnação do mercado português entre 2012/2013, assistiu-se, em 2014, a um crescimento de 13,4% ao nível das dormidas. Já entre Janeiro e Agosto de 2015 foi registado um aumento de 15,2%.
A DZT tem desenvolvido, segundo a directora, “algum trabalho B2B, com tour operadores”, mas a meta é “fazer muito mais” porque existe “uma grande necessidade de dar a conhecer o que a Alemanha tem para oferecer, por isso esperamos vir a fazer mais” iniciativas da natureza da Expo Abreu, entre outras.
Entre as apostas para 2016 está o Turismo de Natureza e o Turismo Activo.