A cadeia Hilton vai abrir uma segunda unidade hoteleira em Cabo Verde. Depois de Santa Maria, na ilha do Sal, é agora a vez da capital Praia, na ilha de Santiago. O hotel deverá abrir portas em 2018.

Cabo Verde é, assim, o primeiro País Africano de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) a deter hotéis de luxo da marca norte-americana Hilton.

O Hotel Hilton Praia, cujo promotor é o The Resort Group PLC, fica a seis quilómetros do Aeroporto Internacional Nelson Mandela e do Porto da Praia. A unidade hoteleira vai contar com 201 quartos distribuídos por 15 pisos, além de um centro de negócios e lazer. Este centro, com uma área de 700 m2, vai ser constituído por salas para reuniões e eventos, bem como espaço para fitness e spa com piscinas interiores e exteriores.

Recorde-se que o primeiro hotel de cinco estrelas da cadeira Hilton está a ser construído na ilha do Sal e as obras deverão ser concluídas em Março de 2016. Este hotel vai ser dotado de 240 quartos distribuídos por três andares, um spa, restaurantes, salas de reuniões, um centro náutico e o primeiro no país a ter um casino cuja concessão é por 25 anos.

A 29 de Janeiro de 2015 foi anunciado o acordo entre a cadeira Hilton e o The Resort Group PLC para a construção do hotel na Praia. Nessa altura, Patrick Fitzgibbon, senior vice president de Desenvolvimento para a Europa e África da Hilton Worldwide, disse: “Beneficiando de uma oferta rica ao nível do visitante e progressiva ao nível do ambiente de negócios, Cabo Verde está a desenvolver a sua reputação como um lugar para visitar, tanto para fins corporativos como de lazer. Estamos muito satisfeitos por estar a expandir a nossa presença aqui, com um prestigiado novo Hilton Hotel na Praia, local de negócios estrategicamente importante para África, Europa e Américas”.

Já Rob Jarrett, CEO da The Resort Group PLC, afirmou: “Estamos muito satisfeitos por ter assinado este acordo com Hilton Worldwide para um hotel na ilha de Santiago, numa altura em que Cabo Verde continua a florescer. A marca Hilton é respeitada em todo o mundo por definir os mais elevados padrões de hospitalidade e o nosso mais recente hotel irá incorporar esses modelos, garantindo que entregamos um hotel de referência na cidade capital, Praia”.

A Hilton Worldwide tem actualmente 37 hotéis em todo o continente africano, tendo anunciado recentemente que pretende abrir mais unidades na Nigéria (dois Hilton Garden Inn) e na Tanzânia (DoubleTree Hilton Zanzibar Stone Town).