A companhia aérea easyJet anunciou que obteve lucros recorde no valor de 686 milhões de libras, um aumento de 18,1% em relação ao ano anterior.

Segundo esta companhia aérea, os passageiros transportados aumentaram 6% para 68.6 milhões. Do mesmo modo, obteve uma taxa de ocupação recorde em Agosto de 94,4%, possível fruto à oferta da easyJet de tarifas acessíveis e viagens para os principais aeroportos e uma plataforma digital topo de gama. A taxa de ocupação anual aumentou também 0,9pp para 91,5%.

Em termos de receita total teve um aumentou 3,5% para 4,686 milhões de libras e 6,5% em moeda constante.

No que se refere à receita por assento cresceu 1,5% em moeda constante e a capacidade aumentou 5% para 75 milhões de lugares disponibilizados. Refira-se que o custo por assento diminuiu 3,4% beneficiando do combustível e câmbios; enquanto o custo por assento em moeda constante, excluindo combustível, aumentou 3,6%.

A easyJet garantiu ainda poupanças sustentáveis de 46 milhões de libras em 2015 sendo mantida uma linha de melhoria da estrutura para alcançar futuras poupanças.

De acordo com a empresa os lucros aumentaram para números recorde e pelo 5º ano consecutivo em 18% para 686 milhões de libras, sendo que a margem antes de impostos aumentou 1,8pp para 14,6%. O retorno do capital investido atingiu o recorde de 22,2%, um aumento de 1.7pp. 22% de aumento nos dividendos a dividir pelos accionistas para 219 milhões de libras.

Fortes resultados e confiança na série de oportunidades identificadas nos mercados onde já operam serão suportados por mais 36 aviões, assegurados no acordo de 2013 estabelecido com a Aribus. Estes aviões serão entregues entre 2018 e 2021 e vão dar à easyJet a perspectiva de redução de custos de 27 milhões de libras em 2021.

Comentando estes resultados, a CEO da easyJet, Carolyn McCall, referiu que “a nossa perspectiva para o futuro é positiva. Esperamos que a procura, nos mercados onde operamos, seja sustentada e que a easyJet continue a ser vencedora. Iremos ver o número de passageiros transportados crescer 7% ao ano, margens sustentáveis através de um rigoroso controlo de custos e o benefício do aumento de capacidade da frota, resultando num momento de lucros positivo. Continuamos concentrados na vantagem da nossa rede, na liderança digital e em oferecer aos passageiros um óptimo serviço e tarifas baixas. Continuamos a investir num crescimento rentável, assegurando a nossa vantagem digital e dando aos nossos passageiros tarifas com uma excelente relação qualidade/preço”.

Foto: Anabela Loureiro