Nos últimos nove meses deste ano, os chineses foram os turistas que mais gastaram em compras em Portugal, numa média de 1.242 euros por cada compra. Angolanos, brasileiros e russos seguem-se na lista avançada pela Global Blue.

A empresa financeira revela que, neste período, os chineses duplicaram as suas compras não só em termos de crescimento como também no valor gasto. Com efeito, quando comparado com o período homólogo do ano passado, estes turistas gastaram em 2013 aproximadamente o dobro do valor de 2012.

Os turistas chineses estão a ganhar maior proeminência no turismo doméstico, especialmente no segmento de luxo, e todos os sinais indicam que este crescimento tem tendência para continuar a evoluir de forma positiva. Jóias, relógios e artigos de moda fazem parte do top das escolhas dos turistas de nacionalidade chinesa.

Actualmente são os brasileiros que levam a dianteira no consumo turístico nacional, cujo “título” poderá ser, muito em breve, revalidado pelos chineses. Do mesmo modo, são os angolanos quem mais despende em termos de volume por compra, embora este ano só tenham gasto em média cerca de 389 euros, valor mais baixo comparativamente com o mesmo período de 2012 que foi de 402 euros. Mau grado, também esta realidade poderá vir a ser alterada pelos chineses.

A Global Blue avalia habitualmente os hábitos e volumes de consumo dos turistas internacionais (fora da União Europeia) em zonas “tax free” (áreas isentas de pagamento de impostos). Os designados globeshopper, cujo orçamento de férias é gasto em média 30% em compras, são o alvo desta empresa financeira.