Segundo o mais recente estudo desenvolvido pela HomeAway, dedicada ao arrendamento de alojamentos para férias online, arrendar casas particulares para passar férias é, este ano, a principal tendência dos turistas nacionais. É que as reservas realizadas por turistas portugueses aumentaram 39,5% este Verão.
O aluguer de alojamentos para férias está cada vez mais na moda e os portugueses estão a aderir cada vez mais a este conceito de estadas. A análise da HomeAway revela que Portugal é o destino mais procurado pelos portugueses, ou seja, 90% dos portugueses vão gozar o período de férias ‘cá dentro’.
No que diz respeito aos pedidos de reservas para alojamentos no estrangeiro, realizados pelos portugueses, também houve um aumento de +85% para o Brasil, +73% para Itália e +68% para Espanha. Segundo este portal, a razão para a escolha do destino Brasil ser tão significativa, deve-se ao facto dos preços dos alojamentos serem bastante acessíveis em relação à oferta hoteleira tradicional e a oferta apresentar propriedades espaçosas e adaptadas para famílias, grupos ou amigos e centrais. A poupança no alojamento situa-se na ordem dos 50% a 70% de desconto, o que para um orçamento familiar, permite compensar no preço dos bilhetes de avião para todos os membros da família.
De acordo com a responsável pela HomeAway para o mercado português, “os alojamentos particulares para férias são muito procurados por famílias e grupos de amigos, que procuram reduzir custos durante as estadas e querem aproveitar as férias para viverem como os locais, beneficiando das comodidades de um alojamento local, como se estivessem em casa”.
Sofia Dias expolica ainda que “esta modalidade de arrendamento seduz cada vez mais turistas estrangeiros e portugueses, pois permite preparar as refeições em casa, escolher a tipologia do alojamento, um apartamento na cidade ou uma vivenda com piscina e partilhar as despesas das férias entre os amigos ou familiares”. É que, de uma forma geral, “uma estada num alojamento para férias, nos destinos privilegiados pelos portugueses é 50% mais económico do que uma estadia equivalente numa unidade hoteleira”, conclui.
Já os portugueses que optam por viajar para o estrangeiro, preferem destinos próximos de Portugal e elegem a Europa do Sul. As companhias aéreas low cost facilitam as viagens, que são feitas sobretudo para países onde o poder de compra é semelhante ao de Portugal, como é o caso de Espanha e Itália.Por outro lado, países mais a Norte, como França e Reino Unido, oferecem alojamentos com preços mais elevados e pelo custo de vida local ser mais caro as estadas são mais reduzidas.
Em relação aos destinos nacionais mais procurados pelos portugueses para as férias deste Verão, o Algarve continua a liderar com +71% dos pedidos de reserva. O top 5 das localidades algarvias é composto por Albufeira, Loulé, Portimão, Tavira e Vila Real de Santo António.
Os Açores merecem especial destaque pelo boom verificado no número de reservas, uma realidade potenciada pela recente liberalização das ligações áreas de low cost, que permitem descobrir o arquipélago a preços muito mais atractivos. As regiões Norte e Centro também assistem a um crescimento positivo acentuado este verão de +67% e +45% respectivamente.
O estudo revela ainda que as localidades próximas da área de residência são as mais procuradas, pois permitem aos turistas reduzirem custos de deslocação, tanto em portagens, como em combustível. Algarve, Lisboa e Norte são as regiões que recebem turistas para estadas mais prolongadas, em contrapartida o Alentejo e Centro são escolhidos para períodos de férias mais curtos. A estada média de férias em Portugal, realizada por portugueses, ronda os oito dias.
Portugal é um destino bastante atractivo para os turistas estrangeiros, sendo o destino europeu que conhece um dos maiores crescimentos em termos de procura nos pedidos de reserva, no portal HomeAway. Portugal é este Verão o primeiro destino estrangeiro para os espanhóis, o terceiro para os franceses, o cinto destino de eleição para os ingleses e o sexto para os alemães. Em termos de preferências dos turistas estrangeiros, as regiões portuguesas com maior procura para o Verão de 2015 são o Algarve, Lisboa e Vale do Tejo e Norte.
Refira-se que os alojamentos locais, registados ao abrigo da nova lei, estão em crescimento. Como a representante da HomeAway em Portugal declara: “É para nós muito importante respeitar a nova lei do alojamento local e é precisamente por este motivo que desde o início da aplicação na nova regulamentação que comunicamos proactivamente junto dos nossos proprietários portugueses e estrangeiros, a necessidade de procederem ao registo da sua actividade. É do nosso interesse, que todos os nossos anunciantes actuem em conformidade e com total transparência para com os consumidores e as autoridades fiscais e turísticas”.
Em Portugal o leque de oferta do portal HomeAway é bastante variado e conta com cerca de 19.500 anúncios de alojamentos para férias publicados. Aproximadamente 8.700 situam-se no Algarve, perto de 5.000 estão localizados na região da grande Lisboa. A região doPorto oferece mais de 2.000 alojamentos para férias e +25% dos alojamentos portugueses listados no portal, recebem animais de estimação.