A Parques de Sintra apresenta a sua temporada de música 2016/ 2017. Organizada em parceria com o Divino Sospiro - Centro de Estudos Musicais Setecentistas, terá início no Dia Internacional da Música, 1 de Outubro, e arranca com o ciclo ‘Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie’.

Ao longo de nove concertos, entre os dias 1 e 29 de Outubro, as ‘Noites de Queluz’ propõem uma viagem pela música erudita que se ouviu na Europa entre o Barroco e o Romantismo, incluindo-se aqui o património musical português. Deste é exemplo a Serenata ‘L’Endiminone’, enviada por Niccolò Jommelli à família real portuguesa e conservada desde então no Palácio da Ajuda. Esta obra terá honras de estreia mundial moderna no Concerto de Abertura, a 1 de Outubro. Entre os artistas convidados, contam-se muitos dos mais conceituados intérpretes europeus especializados na música desta época.

A direcção artística das ‘Noites de Queluz’ pertence a Massimo Mazzeo, fundador e director da orquestra barroca Divino Sospiro, o mais internacional agrupamento português de música antiga.

No decorrer da conferência de apresentação da Temporada de Música, será igualmente apresentado o elenco dos restantes ciclos integrantes desta Temporada: os ‘Serões Musicais no Palácio da Pena’, dedicados à música de câmara do Romantismo, durante o mês de Março; e os ‘Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio’, consagrados à música da Idade Média e do Renascimento, ao longo do mês de Junho.

Foto:  PSML / Wilson Pereira