Viseu vai passar a integrar a região do Turismo do Porto e Norte. De acordo com o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Melchior Moreira, esta decisão é uma “visão estratégica assertiva na promoção e no desenvolvimento turístico para o seu concelho”.

A Câmara Municipal de Viseu aprovou no dia 27 de Outubro, em reunião do executivo, um protocolo, com o objectivo de fazer integrar Viseu na rede do TPNP. Viseu é, assim, o primeiro município do País a pertencer a duas diferentes entidades regionais de turismo.

Em declarações à agência Lusa, Melchior Moreira explicou que, “atendendo aos excelentes resultados que temos obtido no Porto e Norte de Portugal, à infra-estrutura de sucesso que é o Aeroporto Francisco Sá Carneiro que trouxe mais de sete milhões de passageiros à região, à proximidade do Douro à cidade de Viseu, as excelentes acessibilidades de proximidade com o Porto e o Norte, é natural esta decisão e entendi esta vontade e este desejo sufragado pelo executivo municipal”. Acrescentando que o “Porto e Norte passará a estar também em Viseu, cidade milenar onde o património, a natureza e a gastronomia e os vinhos são produtos fortes de promoção turística”.

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, salientou que “grande parte do crescimento” que tem sido verificado actualmente em Viseu, ao nível do turismo, deve-se a “turistas que vêm do Norte, do Aeroporto Francisco Sá Carneiro”. Além disso, referiu que “ o Turismo de Centro não tem dado a atenção devida ao destino Viseu” mas que, apesar disso, não vão deixar de “participar e colaborar com o Turismo Centro de Portugal, haverá aqui uma lógica complementar”.

Almeida Henriques advertiu ainda para o facto de já existirem destinos, como o Porto, que “começam a estar sobrecarregados”, pelo que “a existência de cidades alternativas vai ser cada vez mais uma realidade”.

Foto: Por Fernando de Sousa from Melbourne, Australia - Portugal 2007 / Day 09, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2847856