O Web Summit, uma das maiores conferências mundiais de empreendedorismo e inovação, realiza-se no dia 7 de Novembro de 2016, em Lisboa. De acordo com os grupos hoteleiros este evento terá um impacto directo “na ordem das centenas de milhões de euros”.
A notícia avançada pela Rádio Renascença revela que “o sector nacional de hotelaria e restauração diz estar pronto para receber os mais de 50 mil participantes”.
Em declarações a este órgão de comunicação social, o director-geral da Associação de Hotelaria e Restauração (AHRESP), José Manuel Esteves, revela que “fizemos, em toda a área que nos diz respeito - no turismo, na hotelaria, na restauração - um interface muito grande com a organização da Web Summit. Temos hotéis especializados nas temáticas que vão ser debatidas durante a cimeira”. Acrescentando que têm também “a restauração muito organizada e a noite, sobretudo, muito preparada”.
Refira-se que, em anos anteriores, o retorno financeiro deste evento foi de cerca de 200 milhões de euros. Tendo em conta esta realidade e as expectativas para o evento de Lisboa, José Manuel Esteves considera que o impacto económico resultante deste evento será “enorme” e “incalculável”. Na sua opinião o impacte será maior “do que uma Expo, é mais do que um Euro. A Web Summit tem três anos garantidos com mais dois de direito de preferência, portanto o efeito multiplicador é imenso. Estimamos um impacto directo na ordem das centenas de milhões de euros”, adianta.
Recorde-se que o Primeiro-Ministro António Costa, a propósito da oportunidade dada a jovens portugueses de assistirem, quase de graça, a conferências do Web Summit, anunciada em conferência de imprensa, em Lisboa, salientou que “o Web Summit é uma grande oportunidade para muitos milhares de jovens anteverem o futuro”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, esta conferência constitui uma “extraordinária oportunidade para fazer crescer o ecossistema empreendedor que já temos” com o intuito de o promover e qualificar.
A Web Summit nasceu na Irlanda, mas em 2016 vai realizar-se pela primeira vez em Lisboa. Esta conferência global de tecnologia vai contar com mais de 50.000 participantes de mais de 150 países, incluindo mais de 20.000 empresas, 7.000 presidente de empresas e 2.000 jornalistas. Entre os oradores, estarão os fundadores e presidentes das maiores empresas de tecnologia, bem como importantes personalidades das áreas de desporto, moda, e música.
Foto: Portugal Startups